Janeiro é, para a maioria das crianças, um momento de férias escolares. As brincadeiras em casa, nesse cenário, são algumas alternativas interessantes que os pais buscam como forma de entreter os pequenos.
Contudo, nem sempre é fácil ou rápido encontrar uma atividade boa o suficiente para chamar a atenção deles. Afinal, é preciso misturar ludicidade com diversão.
Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar. A seguir, veja uma lista com ideias incríveis de passatempo para as crianças.
Diversão garantida: 10 brincadeiras em casa para as férias
Jogos e brincadeiras permitem passar o tempo e, ainda, aprender uma nova habilidade.
Algumas das atividades que listamos podem necessitar de matérias, que você encontra em casa mesmo, mas outras bastam apenas energia e vontade. Posto isso, confira brincadeiras em casa para as férias das crianças:
Desenho e pintura
Estimular a criatividade e o lado artístico das crianças é sempre uma boa ideia. Dá para imprimir desenhos, usar caderno para pintura ou pintar à mão livre mesmo. O importante é deixar a imaginação guiar.
A atividade pode até fazer um pouco de sujeira, porém, é possível aproveitar o momento como uma oportunidade para ensinar a eles sobre organização e limpeza!
Massinha de modelar
Seguindo pela linha criativa, brincar de massinha é outra excelente opção. Cores, formas e possibilidade de criar o que a imaginação permitir são aspectos que atraem todas as idades.
E você sabia que dá pra fazer massinha de modelar em casa? Basta misturar 4 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de sal, 1 1/2 xícara (chá) de água, 1 colher (sopa) de óleo e corante de sua preferência.
Brincar de casinha
Cozinhar, lavar a louça e cuidar das pessoas. Brincar de casinha é uma forma divertida de ensinar as crianças sobre as responsabilidades da casa, além de falar sobre afeto e estimular a imaginação.
Esconde-esconde
Uma brincadeira simples, que não requer nenhum material ou objeto específico, mas que garante muita diversão e desenvolvimento cognitivo e motor. Isso porque explora os sentidos, como visão e audição, além de fortalecer o equilíbrio.
Pular corda
Atividades físicas, como pular corda, são importantes na infância porque favorecem o desenvolvimento motor e a agilidade, assim como trabalha a flexibilidade e traz inúmeros benefícios para o corpo inteiro. Já que a criança terá que pular, se equilibrar e manter um ritmo.
Construa seu próprio brinquedo (DIY)
Às vezes, nada é tão divertido quanto poder criar o seu próprio brinquedo. A cultura do “faça você mesmo” pode ser passada para as crianças, uma maneira bem legal para aproveitar materiais recicláveis.
Você só vai precisar de criatividade e alguns objetos que provavelmente já tem em casa, mas que poderiam ir para o lixo. Rolos de papel higiênico se transformam em um binóculo ou carrinho. E por aí vai.
Twister
Um desafio divertido e bagunça boa para toda família, o twister é o jogo perfeito para brincar junto. E, seguindo a ideia do DIY, existem algumas formas de fazer o seu próprio twister: pratinhos coloridos de festa, papelão, tinta spray, entre outros.
Jogo da velha
Uma atividade incrível para atiçar o raciocínio lógico dos pequenos. O jogo da velha é sempre uma ótima opção porque você pode jogar de inúmeras formas, como simplesmente usar papel e caneta.
Dominó
Da mesma forma que o jogo da velha, o dominó é simples e ajuda a colocar a cabeça dos pequenos para pensar.
Se você não tiver em casa, dá para inventar e desenhar as peças onde você quiser, em pedrinhas, no papelão, papel, etc.
Karaokê
Cantar é sempre uma atividade muito prazerosa. Então por que não convidar as crianças para fazer um karaokê, não é mesmo?
Até porque a música traz muitos benefícios para a nossa saúde mental, não importa a idade. Faça uma lista com as músicas favoritas de cada um, improvise os microfones e convide todo mundo para cantar junto.
E o melhor de tudo é que as atividades podem ser realizadas em grupo, ou seja, garante bons momentos em família. Por fim, esperamos que você tenha aproveitado a nossa lista de brincadeiras em casa para as férias e que todos possam colecionar muitas lembranças divertidas.