Com acesso à internet e a inúmeros canais de TV, fica fácil achar algo que agrade nossos pequenos. Com uma linguagem atrativa e um cenário colorido, a programação infantil chama facilmente a atenção das crianças. Por esse motivo, devemos usar desenhos animados na educação.
Quando essas produções são usadas com equilíbrio, elas podem ser grandes aliadas. Isso porque ajudam no desenvolvimento físico e intelectual, além de ajudar a despertar a criatividade e a imaginação. Quer descobrir como desenhos animados ajudam na educação? Confira nesse texto!
Eles beneficiam o aprendizado
Desenhos animados podem ser incluídos na educação infantil e no dia a dia escolar, aliados a outras atividades como jogos, livros e brincadeiras. Com isso, eles se tornam uma contribuição interessante para a educação e a formação da personalidade da criança.
Ensina como viver em sociedade
Muitos dos desenhos disponíveis trazem a temática do convívio do protagonista com os coleguinhas, familiares e pessoas em geral. Para esse tipo de enredo, são abordadas situações cotidianas na vida infantil.
Como as crianças tendem a reproduzir o que observaram, os desenhos animados se tornam grandes aliados na educação. O respeito, gentileza, educação e preconceito são sempre temas abordados e, sem dúvidas, levam ao aprendizado.
Contato com áreas de conhecimento
Entre os desenhos, existem aqueles voltados para a área do conhecimento. A maioria deles trabalha a área com naturalidade, abordando a matemática, história, português, geografia e ciências de forma descontraída. Com isso, podem servir como auxiliares na sala de aula.
Construção do pensamento
Muitos desenhos têm a proposta de desenvolver o pensamento científico nas crianças. Dessa forma, além de mostrar curiosidades, eles encorajam e questionam o cotidiano. Esse tipo de desenhos animados deve ser usado na educação, pois as crianças passam a observar mais ao seu redor.
Principais desenhos
Escolher qual desenho a criança deve assistir é uma tarefa importante. Primeiro, é preciso questionar se o enredo é adequado para a faixa etária do seu filho. Isso é importante para garantir a integridade do aprendizado dos pequenos.
É nesse momento que vale a pena analisar as mensagens transmitidas e evitar desenhos que possuam contextos violentos. Também evite os que não vão agregar nada no processo de desenvolvimento e aprendizagem.
Existem inúmeras opções disponíveis, com os mais variados temas e crianças de qualquer idade. Com isso, além de opções educativas, existem desenhos para o gosto de cada criança. Confira alguns deles abaixo.
Show da Luna
O Show da Luna é um desenho que traz a capacidade do raciocínio científico nas crianças. Luna é uma corajosa e curiosa garotinha que está sempre buscando respostas para perguntas do cotidiano.
Cada episódio do Show da Luna traz curiosidades e questionamentos diferentes. Além disso, o desenho mostra a relação de Luna com o seu irmão Cláudio, o que incentiva a aproximação familiar.
Além de entreter os pequenos, esse desenho pode ajudar as crianças a aprender sobre diversos assuntos e conhecer temas que ainda não haviam ouvido falar. É um dos desenhos animados mais interessantes dessa lista.
Garota Supersábia
A Garota Supersábia apresenta Rita Bastos, uma garota vinda de outro planeta, que caiu na terra junto com o macaco Capitão Caretas. O desenho divide o tempo entre a escola e o combate aos vilões.
Essa é uma excelente opção para ser usada na educação, pois ensina o português de forma divertida. Sendo assim, é mais uma grande opção de desenho animado para ser utilizado no processo educacional do seu filho.
Bino e Fino
Esse desenho mostra a história dos gêmeos Bino e Fino. A cada episódio, eles descobrem mais sobre a vida, a história e os costumes do continente africano. Ele oferece lições valiosas sobre a representatividade e a valorização de outras culturas.
Doki
Doki é um desenho que ensina história e geografia de uma forma muito mais divertida para as crianças. Isso porque acompanhamos as viagens do protagonista pelo mundo, sempre ao lado do seu cachorrinho.
O personagem se aventura pelo Egito, Antártida, Amazônia e muitos outros lugares. Tudo isso enquanto apresenta a cultura local e mostrando curiosidades enquanto enfrentam e solucionam problemas.