O material escolar sempre empolga os pequenos, por conta das variedades que existem. São inúmeras cores, texturas, produtos personalizados, entre outros. Uma livraria é capaz de encantar qualquer pessoa, independentemente da idade. Mas como fazer para economizar na hora da compra dos materiais escolares?
Crianças são bastante exigentes e, na maioria das vezes, querem materiais personalizados com um personagem de desenho animado ou músico que é fã. Mas os pais sabem que esses materiais são caros.
Então, por esse motivo, preparamos dicas para economizar ao comprar os itens escolares para o início do ano que se aproxima. Confira a seguir.
Quando é o momento ideal para comprar material escolar?
Como acontece com a maioria dos produtos, as épocas que exigem a demanda não são as ideais, financeiramente falando. Sendo assim, comprar o material escolar dias antes das aulas começarem não é o indicado.
As compras precisam ser feitas antes desse período, onde os pais podem aproveitar promoções com preços favoráveis. Mas, se você não se atentou a isso, acompanhe as dicas abaixo e aproveite para economizar na compra, mesmo que os preços sejam mais elevados.
Dicas para economizar na compra de material escolar
Antes de fazer as compras, é preciso ter em mãos a lista de materiais exigidos pela escola. Assim você consegue ter noção do que comprar e no que pode economizar na compra desses itens. Os pais podem contar, também, com as dicas que separamos a seguir:
1. Tenha a lista de materiais em mãos
Quando fazemos as matrículas ou matrícula do nosso filho, a escola fornece a lista de materiais que ele precisará para seguir no próximo ano letivo.
Essa lista costuma vir com o que é mais importante. Assim você evitará gastar com materiais desnecessários.
Confira cada um dos materiais solicitados e faça orçamento em diferentes lojas, pois assim você consegue economizar mais.
Vale ressaltar que materiais de higiene, como papel higiênico ou algodão, não podem ser exigidos pela escola. Materiais de uso coletivo não devem constar na lista de materiais como diz a Lei nº 12.886.
2. Reutilize materiais do ano anterior
Muitos dos materiais acabam não sendo totalmente utilizados, podendo ser aproveitados no próximo ano. Mesmo que o pequeno acabe não gostando muito da ideia, vocês podem conversar e entrar em um acordo.
Uma dica é: se ele aceitar reutilizar alguns materiais, você pode dar uma mochila com o tema de um personagem que ele goste, por exemplo.
3. Pesquise os materiais em várias lojas
A compra de materiais escolares não deve ser feita às pressas. Então, o indicado é fazer o orçamento no maior número de lojas possível. Isso porque o valor de cada um pode variar muito.
Você pode orçar em diferentes lojas como livrarias, atacados, papelarias, lojas de artigos de escritório, entre outros.
4. Faça um planejamento
Você deve estar ciente que o momento de comprar materiais escolares para a criança vai chegar, por isso é importante se preparar financeiramente. Além disso, você consegue bons descontos se comprar antecipadamente ou pagar o material à vista em dinheiro.
O indicado, também, é não deixar para comprar os materiais no começo do ano letivo, onde as lojas ficarão mais lotadas e com preços mais elevados. Então, se possível, compre os materiais com antecedência, ou até mesmo ao longo do ano.
5. Faça as compras do material pela internet
Uma das melhores dicas para economizar na hora da compra dos materiais escolares sem dúvidas é fazer a compra pela internet.
Isso porque, além de poupar o tempo da caminhada indo de loja em loja, você consegue comprar todos os materiais sem precisar sair de casa. Além disso, o melhor é que você encontra tudo com um preço mais acessível.
Muitas lojas online, além de ter o preço menor nos materiais, oferecem cupons de descontos para comprar material escolar.
Mas não se esqueça de verificar se o valor cobrado pelo frete é justo e se o prazo de entrega não é muito demorado. Lembre-se de que ele não pode ultrapassar o início das aulas.