Saiba Como Retirar a Chupeta dos Seus Filhos

Saiba como retirar a chupeta dos seus filhos

A hora de retirar a chupeta da criança sempre gera dúvidas para os pais. O fato é que não existe uma idade definida para isso, já que cada criança tem o próprio momento. 

Então, muitos preferem tirar a chupeta do filho entre 5 e 6 meses de vida, já outros deixam até a idade de 3 a 5 anos.  Cada caso é um caso. 

Mas o mais indicado é tirar o quanto antes. Isso porque assim a criança apresentará menos resistência. Para ajudar os pais nessa tarefa, preparamos algumas dicas. Mas claro, não se esqueça que é preciso ter paciência e cautela nesse processo. Confira a seguir.  

Faça uma transição gradual 

A primeira dica de como retirar a chupeta dos seus filhos é não fazer isso de maneira abrupta. Dessa forma, se a criança passa o dia todo com a chupeta, é importante ir reduzindo aos poucos.

 Não é indicado forçar a criança parar de usar, pois isso gera estresse ao pequeno. A ideia é remover um hábito ruim da rotina da criança, não criar um trauma.

É recomendado que os pais observem quais são os horários que a criança procura pela chupeta. Por exemplo, se ela pede no momento que está assistindo um desenho, retire na hora que ela estiver distraída. 

Agora se ela procura a chupeta quando está ansiosa, procure achar outra forma de tranquilizá-la.  Lembre-se de que esse item muitas vezes atua como alívio emocional, portanto é preciso ter empatia. 

O mais importante é entender o porquê a criança quer utilizar o item. Essa é uma forma de conseguir retirar a chupeta dos seus filhos de forma gradual, com uma transição tranquila. Com o tempo, a criança tende a entender e deixar esse objeto de lado.  

Mude a atenção para outra coisa antes de dormir 

Na hora que você for botar o pequeno para dormir, converse com ele sobre deixar de usar a chupeta. Mas lembre-se de fazer a abordagem de forma tranquila, explicando que ele está crescendo e que nesse momento não precisará mais daquilo.  

Uma das formas de distrair a criança para que ela não peça a chupeta é ler um livro que ela goste e debater sobre a história. 

Se precisar, escolha um livro que faça a narrativa sobre esse tema, pois assim ela vai conhecer a história de outra criança que deixou de usar a chupeta.  

Para dialogar com o seu filho, escolha uma linguagem que ele entenda a faça sentido para ele. Se necessário, recorra a exemplo de um colega de escola ou personagem de desenho animado que conseguiu parar com a chupeta. 

Além de mostrar os malefícios ela pode causar com o tempo, faça a criança entender que ela cresceu e precisa abandonar uma coisa que foi feita para bebês. Com os exemplos, o entendimento fica ainda mais fácil.   

Encontre outras atividades ou brinquedos 

A criança pode escolher usar a chupeta por diversas razões, seja para relaxar, se acalmar, se divertir, pegar no sono, entre outras. Dessa forma, além de diálogo e leituras, outra solução é encontrar uma atividade que possa substituir a sensação passada pela chupeta. 

Se a criança usa o item como uma forma de se divertir, procure achar outros brinquedos ou interações para isso. Faça atividades interativas que envolvam outros familiares, como irmãos, primos, tios e pais.

Com o tempo, a criança irá esquecendo da chupeta e acabará parando de usar definitivamente. Esse é o caso ideal. 

Quando você finalmente conseguir retirar a chupeta dos seus filhos, faça uma comemoração como uma festa de despedida. Uma dica é usar o próprio aniversário da criança para isso, ressaltando que ele está ficando mais velho e crianças nessa idade não precisam mais de chupeta.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?