Meu Filho Não Consegue Dormir Sozinho. O Que Fazer?

Meu filho não consegue dormir sozinho. O que fazer?

Desde que nossos filhos são bebês, nos acostumamos a manter eles por perto, inclusive na hora do sono. Porém, o que fazer se o seu filho não consegue mais dormir sozinho?

Muitos pais mantém a cama do filho no mesmo quarto que eles, ou até mesmo permitem que ele durma junto na mesma cama. Porém, chega uma hora que a criança precisa aprender a dormir sozinha.  

Pode ser difícil no começo, mas, quando antes for feito esse processo, menos doloroso ele será. Além disso, acostumar a criança a dormir sozinha ajuda a desenvolver sua independência, além de ajudar a se socializar futuramente, como dormir na casa de colegas.  

Por isso, é importante fazer a criança dormir sozinha no quarto. Mas se ela ainda não consegue fazer isso, confira nossas dicas para ajudar nesse processo.  

1. Elimine as distrações horas antes de dormir 

Não é indicado que a criança faça uso de aparelhos eletrônicos antes de dormir, pois isso atrapalha a qualidade de sono e o desenvolvimento infantil. 

Sendo assim, remova qualquer aparelho quando a hora estiver próxima. Também estimule o sono para que a criança adormeça sem ao menos sentir a falta dos pais.  

2. Estabeleça uma rotina para ir para cama 

Crie uma rotina para a criança ir todos os dias para a cama no mesmo horário. Inicie com um banho morno, coloque o pijama, espere o pequeno escovar os dentes e leia uma história antes de dormir. 

Essas ações diminuem o nível de estresse e ajudam a criança a lidar com o momento de dormir sozinha.  Portanto, é muito bom seguir com essas atividades por um tempo, até a criança aprender a dormir sozinha. 

3. Incentive a criança fazer atividades físicas 

Existem estudos que comprovam que as atividades físicas aumentam a qualidade do sono. Por esse motivo, se seu filho não consegue dormir sozinho, é interessante ele adotar uma rotina de atividades físicas. 

Além disso, elas servem para ajudar na coordenação motora e fortalecem a musculatura. As atividades físicas também facilitam a socialização e a manter o organismo da criança trabalhando de forma correta. 

4. Utilize luz amena no quarto 

Sabemos que a melhor forma para dormir é com a luz apagada. Entretanto, a criança não está acostumada a dormir sozinha e pode sentir medo durante a noite.

Por isso, é indicado deixar alguma luz acesa próxima à cama. Os pais podem optar por uma lâmpada noturna ou por um abajur com lâmpada fraca. Dessa forma, a criança ficará mais tranquila.  

5. Não durma com ele no quarto 

Algumas crianças só conseguem dormir no próprio quarto se um dos pais estiver presente. Mas isso é prejudicial. Sendo assim, só fique presente no momento inicial e leia alguma história para ajudar a dormir. 

Você não deve se deitar na cama e nem interagir de mais com ele. Assim que a criança cair no sono, saia do quarto e deixe o pequeno dormir sozinho.  

6. Mostre que o quarto é seguro 

Muitas crianças têm medo de ficar sozinha em um quarto achando que existe um monstro embaixo da cama ou dentro do armário. Para deixá-la mais tranquilo, ajude ele a investigar o quarto.

Comece verificando todas as entradas para provar que não existe ninguém ali para machucá-la. Uma forma de deixar a criança mais confortável é oferecer um urso de pelúcia ou uma fraldinha para ela dormir abraçada quando for se deitar.  

7. Seja firme e não volte ao quarto toda hora 

Se seu filho não consegue dormir sozinho e aparecer na sua cama durante a noite, acompanhe-o de volta até seu quarto sem fazer muita interação. Faça isso toda vez que ele for até seu quarto e ressalte que ele precisa dormir na cama dele. 

Porém, não faça promessas de que voltará para checar como ele está de tempos em tempos, pois provavelmente a criança te esperará acordada.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?