Seu filho(a) anda passando muito tempo, nas redes sociais, e o conteúdo do TikTok acaba te deixando preocupada?
Nesse artigo, mostraremos como você poderá controlar as ações do seu pequeno na plataforma, de maneira simples e rápida
Origem do TikTok
O TikTok é um app de origem chinesa com foco na produção e compartilhamento de conteúdos audiovisuais divertidos e cheios de efeitos visuais.
A rede social já conta com bilhões de usuários ativos em todo o mundo, considerada a mais nova febre da internet entre as crianças, adolescentes e adultos.
Além dos jovens e crianças, um levantamento da Kantar Ibope apontou que o aplicativo está ganhando popularidade entre adultos de 35 a 55 anos e até mesmo entre a terceira idade! O TikTok registrou um aumento de 14% no número de usuários com mais de 55 anos.
Veja alguns pontos dos recursos disponíveis no modo “Controle de Pais”:
Idade mínima
- Menores de 13 anos : Usuários menores de 13 anos podem assistir a vídeos, mas não podem pesquisá-los ou comentá-los. Eles também não podem postar seus próprios vídeos ou ter seguidores. E seus dados não são coletados.
- 13 a 15: Usuários de 13 a 15 anos têm contas privadas por padrão. Eles podem criar e compartilhar vídeos, mas apenas amigos podem ver e comentar sobre eles. Ninguém pode usar os recursos de dueto ou costura em seus vídeos para criar novos vídeos. Os usuários também não podem enviar ou receber mensagens diretas.
- 16 a 17: Usuários de 16 a 17 anos podem ter contas públicas, transmissão ao vivo e enviar mensagens diretas. Mas eles não podem comprar, enviar ou receber presentes digitais.
Em todo caso, a melhor forma é ter acesso ao aplicativo para verificar conversas com outros usuários e analisar quem são os seguidores do perfil do seu filho.
Conteúdos
O TikTok tem políticas de segurança e privacidade, que evitam que os usuários tenham contato com conteúdos impróprios, como nudez, pornografia e violência.
Mas é necessário ficar atento, pois nem todo conteúdo impróprio é pego pelo filtro e até o sistema da plataforma reconhecer como conteúdo impróprio pode acabar aparecendo.
Gerenciamento do tempo de tela:
Permite que os pais ou responsáveis da criança possam definir a quantidade de tempo que elas podem usar o aplicativo diariamente. Passado o tempo, o TikTok encerra e só tem o acesso liberado no dia seguinte, na hora estipulada;
Crie uma conta para você
Outra excelente maneira de acompanhar o que as crianças estão fazendo nas redes sociais é criar uma conta para você também. Assim é possível ver de perto o que está acontecendo e acompanhar as novas tendências.
Não é preciso gravar vídeos nem postar nada para participar, você pode apenas ver o que os outros estão postando, ou seja, não há porque não baixar o app e usá-lo um pouco para entender o que ele tem de tão atrativo para as crianças.
Diálogo
Nesse momento o diálogo é muito importante e é uma maneira para que as crianças compreendam os riscos que podem estar expostas.
Converse com seu filho e descubra os perfis favoritos dele. Depois, vá ao perfil e analise as postagens. Feito isso, reflita e veja se aquilo gera uma influência sobre a criança e qual tipo de influência é essa.
Proibir ou liberar o TikTok?
Proibir o uso do TikTok devido às ameaças que ele oferece não é a atitude mais recomendável. Além de gerar momentos de Birra e uma mágoa para a criança, ela pode sentir-se excluída perante os amigos que participam da rede social.
O TikTok pode trazer alguns riscos aos pequenos, mas com atenção redobrada, muita conversa e com a ativação do recurso de controle de pais é possível que seus filhos possam se divertir usando o aplicativo arriscar.
Proibir não é o melhor caminho, até porque tem muita coisa legal para criança, desde vídeos engraçados e inofensivos até atividades que estimulam a imaginação e criatividade.