À medida que os pequenos crescem, muitos pais têm a dúvida de qual é a idade ideal para tirar a mamadeira. Além disso, outra dúvida recorrente é sobre qual seria o momento para iniciar essa mudança.
Isso se torna um pouco complicado, pois muitas crianças são apegadas e não querem substituir a mamadeira de forma alguma. O ideal é que esse processo não seja feito de forma tardia e que ocorra junto com o desfralde.
Então, é preciso começar a partir do momento em que a criança passa a ingerir outros tipos de alimentos. Em geral, isso acontece entre 1 e 2 anos de vida. A fase de introdução alimentar é a ideal, já que ali a criança está conhecendo novos alimentos e utensílios.
Em que idade devo tirar a mamadeira do meu filho?
Não existe necessariamente uma idade para tirar a mamadeira. Entretanto, quando a criança chega perto dos 2 anos de idade, é o momento de fazer a introdução alimentar. Isso porque, nessa idade, a criança já possui coordenação suficiente para usar os chamados copos de transição.
Além disso, é nessa idade que alguns traços como dentes e lábios ficam mais acentuados. Mas, é importante ressaltar que o uso prolongado da mamadeira pode atrapalhar no desenvolvimento da fala.
Outros problemas incluem o desmame precoce, chances de desenvolver cáries, além do risco de contaminação de doenças infectocontagiosas. Para ajudar a responder a dúvida “qual a idade para tirar a mamadeira do seu filho?”, confira as dicas a seguir:
Introduza um copo chamativo na rotina da criança
A melhor forma de fazer a criança desistir da mamadeira é oferecer um copo chamativo no lugar dela. Ele precisa ser colorido e ter uma estampa que atraia a atenção e o interesse do pequeno.
Caso ele goste de algum desenho animado em específico, você pode usar utensílios com a imagem de algum personagem. Dessa forma, a criança não verá o copo como um substituto da mamadeira, mas sim um utensílio que o agrada. Com isso, ela sempre vai querer por perto.
Sirva de exemplo na hora de tirar a mamadeira
As crianças têm os adultos como modelos, dessa forma, eles tendem a repetir o comportamento dos adultos. Essa é uma forma de entender melhor o ambiente em que vivem e se tornarem similares aos mais velhos.
Sendo assim, aproveite que seu pequeno o vê como modelo. Quando chegar a idade tirar a mamadeira, ofereça um alimento e coma junto para estimulá-lo. Dessa forma, você mostra que ele está crescendo e se tornará mais parecido com você.
Faça a mudança de forma gradual
Quando chega a idade de tirar a mamadeira, você deve fazer isso de forma gradual. Ou seja, ofereça, aos poucos, líquidos em um copo. Inicialmente é indicado oferecer somente água uma vez ao dia e ir aumentando aos poucos. Assim a criança não estranha ao usar para beber.
Apesar de ser um processo lento, utilizar esse método evita que a criança reaja negativamente ao novo utensílio. Com isso, ela não se recusa a utilizar e até mesmo não vai fazer birra. É melhor ter paciência, para que o processo aconteça de forma adequada.
Resista aos pedidos do seu filho
É preciso ser firme e resistente quando chega a idade de tirar a mamadeira da criança, principalmente no início do processo de transição. Isso porque a criança pode chorar e fazer birra. Dessa forma, é preciso ter pulso firme e não ceder, já que ele perceberá isso e no futuro tentará novamente repetir a estratégia.
Além disso, evite gritar ou brigar com a criança quando ela se comportar dessa forma. Seja paciente e trate a criança com carinho. Lembre-se de distraí-la com outros focos de atenção no ambiente. Com o tempo, a insistência dela vai diminuindo até que ela esqueça a mamadeira totalmente.
Conseguir tirar a mamadeira exige paciência, tendo em vista que é um processo gradual. Além disso, é importante que isso seja feito no momento de desmame para ajudar na introdução alimentar. Aproveite as dicas e planeje a idade ideal para tirar a mamadeira da criança.