Como Criar Um Quadro De Tarefas Para Crianças?

Como Criar Um Quadro De Tarefas Para Crianças

Responsabilidade e organização são características importantes para todo mundo em qualquer fase da vida. Nesse sentido, o quadro de tarefas para crianças é uma metodologia com o objetivo de criar bons hábitos desde a infância.

Nele, o pequeno terá uma visão completa de atividades que precisam ser feitas por ele. Por isso, ensina sobre responsabilidade enquanto propõe tarefas divertidas. No fim do dia, a criança terá a ótima sensação de dever cumprido.

Neste conteúdo, explicamos como funciona o quadro de tarefas para crianças, como fazer e colocar em prática. Confira nossas dicas logo abaixo e boa leitura!

Entenda como funciona um quadro de tarefas para crianças

O quadro de tarefas parte do conceito de rotina. Isso porque, diariamente, o pequeno terá que acompanhar e realizar atividades destinadas a ele. A ideia é marcar um “check” em cada missão que for cumprida, como por exemplo, dormir na hora certa todos os dias.

Melhor ainda é incluir toda a família e cada membro ter uma visão clara de suas tarefas. Assim, todos participam da dinâmica e motivam ainda mais a criança. A periodicidade para verificar o quadro depende de cada rotina, pode ser: por período, diário ou semanal.

Para incentivar os pequenos, é possível atribuir recompensas quando uma quantidade específica de tarefas for concluída. Porém, mais do que ganhar recompensas, o quadro de tarefas para crianças é um poderoso instrumento de educação e bons hábitos.

Quadro de tarefas para crianças: aprenda como fazer aqui

Depois de entender como funciona o quadro de tarefas infantil, é hora de colocar a mão na massa. Para isso, listamos a seguir um passo a passo e outras orientações que vão ajudar a implantar a metodologia na rotina. Vamos lá!

Comece pelo básico: materiais

Para realizar a atividade, você precisará, obviamente, de um quadro, lousa ou uma cartolina. Em seguida, separe outros materiais importantes: giz, caneta para lousa, post-its e qualquer outro item similar. É você que decide!

Depois, chega o momento de organizar o quadro. A ideia é criar uma espécie de tabela, com as tarefas em uma coluna e os dias da semana na sequência. Por último, deixe um espaço para o pequeno marcar um X quando a atividade for concluída.

Estabeleça as tarefas

O principal ponto do quadro é definir quais tarefas deverão ser cumpridas ao longo do dia ou semana. Nesse aspecto, existem muitas atividades que podem ser incluídas como ‘missão’ em meio à rotina do pequeno, são elas:

  • Fazer a cama depois de acordar
  • Arrumar os brinquedos
  • Comer sozinho
  • Colocar as roupas sujas no cesto
  • Estudar e fazer a lição de casa
  • Dormir no horário combinado
  • Entre muitas outras!

Explique a dinâmica para a criança

Com o quadro preparado, você deve explicar como funciona o quadro de tarefas. Converse com o pequeno e mostre todas as atividades, bem como as regras, que são aplicadas na dinâmica. É essencial ressaltar o quão importante é cada missão cumprida.

Por fim, deixe claro que para cada tarefa finalizada com sucesso haverá uma recompensa.

Mantenha o quadro atualizado

Toda eficiência do quadro de tarefas para crianças depende, essencialmente, de uma coisa: ele precisa ser atualizado. Por isso, crie o costume de marcar como concluída as tarefas depois de finalizada.

Acompanhe a criança até o quadro e peça para ela fazer o check. É assim que toda família incentiva o senso de responsabilidade e organização.

Defina as recompensas

Aqui, o ideal é fugir de prêmios como brinquedos, principalmente, se for semanal. Prefira recompensas mais acessíveis. Como dica, os passeios no parque e tarde de cinema são recompensas que também criam momentos em família.

Ou, em tarefas mais simples, também é alguma medalha ou troféu simbólico. O importante é que seja possível para os pais cumprirem.

Acompanhe o desenvolvimento do pequeno

Um dos benefícios dessa metodologia é que ela pode seguir a evolução da criança. Ou seja, quando uma atividade se torna totalmente habitual, é possível estabelecer novas tarefas mais complexas.

Assim, o quadro de tarefas continuará acompanhando cada nova fase do desenvolvimento da criança.

Lembre-se que é fundamental os pais fazerem parte do processo e se mostrarem como bons exemplos. Para mais dicas de educação infantil, continue acompanhando o nosso blog.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?