A chegada de um novo membro da família é sempre um momento de grandes transformações, e não só para os pais. Isso porque um recém-nascido precisa de bastante cuidado, é aí que surge ciúmes do irmão mais velho com o novo bebê.
É algo completamente natural. Afinal, a atenção que antes era exclusiva do filho único, passa a ser dividida por uma nova pessoa. Por mais que os pais continuem amando o seu primogênito igualmente, pode ser que ele sinta que “perdeu” o amor.
Assim, o que costuma acontecer é o filho mais velho começar a ter comportamentos diferentes e até mesmo imaturos para a idade. Tudo isso para chamar a atenção dos pais.
Para que este momento seja mais positivo para o irmão mais velho, os pais podem tomar algumas atitudes para lidar com o ciúmes. A seguir, confira dicas importantes para passar por essa fase com mais tranquilidade
A chegada do segundo filho e o ciúmes do irmão mais velho: como se preparar
O fato é que quanto menor a criança, mais cresce o medo de perder todo amor dos pais para o irmão mais novo. Isso somado à iniciação do pequeno na escola, quando é o caso, torna a fase ainda mais sensível.
No entanto, o ciúme pode ser lidado antes mesmo do nascimento do bebê. São ações um tanto quanto simples, mas que ajudam o filho mais velho a se sentir incluído nesse momento. O mais importante é não ignorar a mudança, mas convidá-lo para participar do processo.
Na prática, tudo começa com ações simples, para gerar conexão entre os irmãos sem a necessidade de esperar o bebê nascer. Como convidar o pequeno para sentir e ouvir o bebê na barriga.
É sempre bacana falar coisas positivas para o filho, mostrar para ele que o seu novo melhor amigo está chegando.
Sendo assim, para evitar ciúme do irmão mais velho no futuro, o ideal é começar uma preparação já na gestação. Isso é fundamental para garantir a aceitação prévia.
Como identificar sinais de ciúme do irmão mais velho?
Primeiramente, é importante destacar que cada criança tem a sua forma de reagir à chegada do novo membro da família. Enquanto algumas, mais preparadas, podem sentir-se mais à vontade com o novo irmão, outras podem enfrentar uma mudança de comportamento.
Em geral, aquelas crianças que estiverem com medo de perder a atenção dos pais podem começar a fazer birra. Ou, ainda, voltar a uma etapa de amadurecimento que já haviam passado, como pedir ajuda para comer e ir ao banheiro. O que chamamos de comportamentos infantilizados.
Pensando nisso, veja alguns sinais que indicam ciúme do irmão mais velho com o bebê:
Retomar comportamentos de dependência;
Pedir para dormir com os pais ou chamá-los muitas vezes durante à noite;
Fazer xixi na cama;
Mudança de humor, tornando mais carente ou agressivo não só com a família, mas na escola e com outras pessoas em geral.
Dicas para lidar com o ciúme do irmão mais velho
O ciúme é algo completamente natural para os adultos, imagine, então, para as crianças. Por isso, o problema deve ser tratado com tranquilidade e bastante paciência.
Para ajudar os papais e mamães que vão ou estão passando por esse processo, separamos algumas dicas bastante úteis para enfrentar o novo momento de maneira positiva. Veja:
Comece a preparação já na gravidez
Como vimos, incluir o primogênito desde a gestação faz toda a diferença. Então, antes mesmo do bebê nascer, já comece a preparação.
Inclua o irmão mais velho no processo
Pedindo a ajuda dele para cuidar do bebê, por exemplo. Assim, ele se sente importante neste novo momento.
Jamais faça comparações entre os irmãos
Dizer que “gostaria que um filho fosse mais quieto como o outro” agrava a situação. Afinal, a comparação é o combustível que alimenta o ciúme.
Tire um tempo exclusivo para o filho mais velho
O novo bebê requer atenção e adaptações na rotina, mas não deve mudar tudo. Não deixe de lado as atividades feitas anteriormente com o irmão mais velho.
Com essas dicas, esperemos que o processo de adaptação com a chegada do novo membro seja uma experiência positiva para toda família.