Conheça as Principais Linhas Pedagógicas e Saiba Escolher Entre Elas

Conheça as Principais Linhas Pedagógicas e Saiba Escolher Entre Elas

O momento de escolher a escola dos filhos é cheio de dúvidas. Porém, estar ciente das principais linhas pedagógicas oferecidas pode ajudar bastante na hora de tomar a decisão.

Na lista de prioridades, além da segurança e localização, podem constar também a metodologia de ensino e o projeto pedagógico da escola. Isso porque esses aspectos precisam estar de acordo com as expectativas dos pais. É dessa forma que todos ganham confiança para iniciar a parceria entre família e escola.

Nesse contexto, podemos citar às sete principais linhas pedagógicas utilizadas no Brasil: Tradicional, Comportamentalista, Construtivista, Democrática, Freiriana, Montessoriana e Waldorf.

No post de hoje, explicaremos como cada uma delas funciona para ajudar você nessa escolha. Confira!

Entenda como funcionam as 7 principais linhas pedagógicas

As linhas pedagógicas servem como direcionar a metodologia de aprendizado utilizada nas instituições de ensino. Contudo, nem sempre as escolas seguem por um único pensamento e podem sim trabalhar com mais de uma linha em simultâneo. Por isso, é indispensável que os pais visitem a escola e conheçam seus projetos.

Nesta oportunidade, é a coordenação pedagógica que deve explicar aos pais como isso funciona na escola.

No mais, percorreremos as principais linhas pedagógicas a seguir.

Tradicional

Ainda muito popular, na linha tradicional o foco é o conteúdo. A partir disso, o professor assume o papel de transmissor do conhecimento e se torna protagonista desse aprendizado.

Os alunos, por sua vez, absorvem tudo isso e passam por provas a fim de avaliar o quanto de conteúdo foi memorizado. O seu principal intuito é universalizar o conhecimento.

Comportamentalista

Bastante similar com a tradicional, esta linha destaca a técnica, o processo e o material impostos na aprendizagem. O objetivo, como o nome sugere, é que os alunos adquiram os comportamentos desejados. Isso é feito através de estímulos.

Assim, o professor continua sendo a figura central, que controla o tempo e as respostas dos estudantes. Em seguida, eles recebem feedbacks com frequência e são avaliados em provas.

Construtivista

Aqui, temos uma linha diferente das duas anteriores. Os alunos se tornam mais ativos no processo de aprendizagem e passam a “construir” o seu próprio conhecimento. Na prática, isso quer dizer que os professores são os intermediadores do conteúdo.

Essa concepção desenvolverá a autonomia do aluno, a capacidade de resolver problemas e o lado artístico. Dessa maneira, as aulas são mais práticas e não somente expositivas.

Democrática

Na contrapartida da linha tradicional, na democrática o aluno passa a ser o protagonista do aprendizado. Nessa ideia de autonomia, ele pode inclusive escolher a forma que deseja aprender o conteúdo.

O papel do professor é de facilitador do conhecimento. Existe o conceito de avaliar o aluno por outros métodos além da prova, como participação nas aulas e desempenho em trabalhos.

Freiriana

Baseada nas ideias do educador brasileiro Paulo Freire, o ensino também envolve aspectos sociais, culturais e humanos durante as aulas. Ou seja, o aluno deve aprender sobre humildade, tolerância, bom senso, respeito e curiosidade.

Aqui, os professores ouvem o que os estudantes têm a dizer com o objetivo de encontrar a maneira ideal para ajudá-los a compreender o mundo.

Montessoriana

Desenvolvida pela educadora italiana Maria Montessori, a linha acredita que a prática e a observação são as duas melhores formas de aprender. O foco está no aluno e o professor é quem vai guiá-lo para o conhecimento.

Com variados materiais de aprendizagem, o aluno avança os estudos conforme o seu próprio ritmo, isto é, não necessariamente por séries. Nessa linha, as provas são opcionais.

Waldorf

Aplicada inicialmente pelo filósofo Rudolf Steiner, a linha engloba no ensino as particularidades físico, emocional e espiritual do aluno. O caminho da aprendizagem tem ciclos de 7 anos e o estudante conta com um tutor para orientá-lo cada um.

Além dos conteúdos tradicionais, a educação infantil tem outras atividades, principalmente manuais, como a marcenaria.

Linhas pedagógicas: como fazer essa escolha?

Mais do que saber qual linha pedagógica a escola segue, é interessante que os pais acompanhem o que é ensinado nas aulas, na prática. Isso porque não existe um caminho melhor do que outro, apenas aquele que faz sentido para a criança.

E aí, já sabe qual linha pedagógica tem mais a ver com o seu filho?

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?