O Que Fazer Quando a Opinião Dos Pais Diverge na Educação Dos Filhos?

É sempre importante que os pais conversem sobre o que esperam da educação da criança. 

Mas, na realidade do dia a dia, sabemos que podem acontecer divergências, o que pode resultar em uma discussão. Então, o que fazer quando a opinião dos pais diverge na educação dos filhos?

Os pais devem resolver isso entre si, sem envolver a criança, pois isso ajuda no fortalecimento do sistema parental.  

A partir do momento que os pais encontram um equilíbrio nos pontos que discordam sobre a educação dos filhos, o lar fica mais harmonioso. Isso traz mais segurança para a criança.

Sendo assim, é importante que o casal saiba o que fazer quando suas opiniões divergem na educação dos filhos. Para saber mais, continue acompanhando. 

1. Não discuta um com o outro 

É normal que entre o pai ou mãe, um seja mais severo que o outro. Essa diferença, às vezes, pode acabar levando a conflitos.

Afinal, não é em todos os momentos que um vai concordar com o outro. Mas em momento algum os pais devem discutir como corrigir o comportamento da criança. Isso só vai trazer um novo problema: a discórdia conjugal.  

Além disso, em algum momento, uma das partes irá ficar ao lado dos filhos. Assim, ao invés dos pais educarem juntos, passam a trabalhar um contra o outro.

Essa situação não é saudável para o casal e nem para a criança. Quando existe uma discordância frequente, pode trazer problemas na comunicação, tanto para os pais quanto para os filhos.  

2. Resolva as diferenças  

Disciplinar um filho é algo que dura a vida toda. Essas questões mudam de acordo com a idade que estão passando e, com isso, os pais também mudam devido à experiência passada ao longo do caminho. 

Então, durante o trajeto, é preciso aprender a trabalhar em equipe em casa, mantendo o lar mais harmonioso e saudável.  

3. Aprenda a lidar com uma opinião diferente 

Existem diversas formas de se educar uma criança. Quando os pais têm uma visão diferente sobre o que é melhor para os filhos, é importante que um saiba respeitar a opinião do outro.

Isso não significa que você precise concordar com tudo o tempo todo. Mas é importante ressaltar que diferenças nos métodos de disciplina servem para demonstrar que ambos estão tentando ser os melhores pais possíveis.  

4. Encontrem um meio-termo 

Após identificar as diferenças, é importante que os pais procurem um meio-termo. Isso porque é muito provável que ambos tenham um objetivo semelhante para os filhos, como, por exemplo, a escolha de uma boa instituição de ensino. 

Dessa forma, o ideal é sentarem juntos e fazer um planejamento do que vocês concordam e se comprometem a seguir. E é claro, principalmente quando estiverem na frente das crianças.  

5. Estabeleçam as regras em casa 

O ideal é os pais trabalharem juntos para estabelecer uma série de regras domésticas. A ideia é criar uma lista com coisas importantes para ambos. 

Nessa lista deve constar regras sobre respeito, tarefas que devem ser seguidas e etc. Além disso, elabore uma lista com as possíveis consequências que serão sofridas caso essas regras sejam violadas.

Por fim, é claro, definam quais serão as recompensas ao cumprirem as regras.   

6. Procurem ajuda 

Mesmo que os pais tenham sempre as melhores intenções, pode ser difícil trabalhar em conjunto para disciplinar adequadamente uma criança. 

Então, se vocês estiverem com dificuldades, é o momento de pensar em outras opções. 

Algumas dicas são grupos de pais para compartilharem experiências ou aulas e livros de autoajuda para educação de crianças.  

7. Revisem as estratégias semanalmente 

O ideal é os pais separarem, toda semana, um tempo para discutir sobre estratégias para a família. Nesse momento, não se pode ter medo de testar coisas novas e fazer alterações no plano, se necessário.

Basta apenas se certificar de apresentar essas alterações para a criança. Assim, na medida que eles forem crescendo, essas estratégias precisam mudar. 

Se algo não estiver funcionando como o planejado, os pais devem trabalhar juntos para desenvolver um plano diferente.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?