Você sabia que existem brincadeiras que ajudam no desenvolvimento do bebê? De forma geral, elas ajudam a desenvolver o seu estado emocional, físico, social, cognitivo e desenvolvimento motor. Essas são habilidades essenciais para que ele cresça de uma forma saudável.
Mas, cada bebê se desenvolve no seu tempo e isso precisa ser respeitado pelos pais.
Por isso, existem brincadeiras que ajudam no desenvolvimento do bebê, cada uma de acordo com sua idade. Muitas delas ajudam a estimular o pequeno desde o seu nascimento. Se você quer saber quais são essas brincadeiras, continue acompanhando.
Brincadeiras dos 0 aos 3 meses
Nos primeiros meses de vida, os bebês são sensíveis e ainda não entendem direito o mundo a sua volta. Então, nesse período, eles passam muito tempo apenas se alimentando e dormindo, rejeitando qualquer tipo de som alto.
Uma brincadeira indicada para essa idade é cantarolar músicas, fazendo tons diferentes de voz. A música deve ser cantada em um tom agradável ao bebê e, se possível, inclua o nome do pequeno na música.
Se ele estiver mais ativo, você pode colocá-lo no colo e dançar agarrado com ele, mas sempre oferecendo apoio para o pescoço. Além disso, você pode utilizar brinquedos durante a música para conversar com o bebê, estimulando o interesse dele.
Brincadeiras dos 4 aos 6 meses
A partir do quarto mês de vida, o bebê já está mais desenvolvido e, como consequência, mais curioso. Uma brincadeira legal para essa idade é segurar o pequeno como se ele fosse um aviãozinho ou brincar de elevador. Segure-o no colo e vá subindo e descendo de forma gradativa.
Nesse período os bebês também adoram brincadeiras de se esconder. Assim, uma opção é colocar um espelho em frente ao pequeno e fazer brincadeiras de aparecer e desaparecer. Você também pode esconder o rosto com as mãos em frente ao bebê.
Brincadeiras dos 7 aos 9 meses
As brincadeiras que ajudam no desenvolvimento do bebê entre os 7 aos 9 meses de vida envolvem criar um ambiente que ele possa explorar. Um bom exemplo são os túneis de caixas de papelão.
Também é possível oferecer brinquedos com sons, como chocalhos com guizos ou tambores. Afinal, nesse período, eles são extremamente curiosos e gostam de brinquedos que emitem sons.
Outra opção é utilizar uma bola para as brincadeiras. Se for o caso, jogue a bola em direção ao bebê para ele aprender a agarrar e jogar de volta. Além disso, simule brincadeiras onde você não consegue agarrar a bola e, assim, chamar a atenção dele.
Como os bebês nessa fase gostam bastante de sons, você pode oferecer brinquedos que toquem música. Isso porque esse tipo de brinquedo estimula a curiosidade.
Para tanto, você pode usar o brinquedo fora da vista do bebê. Quando a música começar a tocar, você pode perguntar ao pequeno de onde está vindo aquele som.
É preciso mostrar entusiasmo nesse tipo de brincadeira e parabenizar o bebê sempre que ele encontrar o brinquedo.
Esse tipo de brincadeira serve para estimular bebês que ainda estão começando a engatinhar, e assim ganhar mais autonomia. Além disso, brincadeiras com sons ajudam a estimular a capacidade de raciocínio abstrato, assim como a consciência auditiva do bebê, ajudando a ampliar as ligações entre os neurônios.
Brincadeira dos 10 aos 12 meses
A partir do décimo mês de vida, os bebês estão mais desenvolvidos e cada vez mais curiosos. Além disso, nessa idade, seu corpo possui mais força para estimular os membros.
Sendo assim, uma das brincadeiras indicadas é estimular os movimentos como dar tchau ou apontar para pessoas e objetos quando você perguntar alguma coisa. Nesse período, os bebês também gostam de rabiscar papéis e revistas, e olhar as imagens com mais curiosidade.
Também é indicado que se use brinquedos que estimulem o raciocínio, como empilhar cubos, brinquedos de encaixar formas geométricas, entre outros.
Além disso, nessa idade os bebês podem começar a andar. Assim, você pode ajudar pedindo para ele buscar determinado brinquedo e segurar ele pelas mãos para ajudar no equilíbrio.