Boletim Nutricional: O cuidado com a Alimentação das Crianças Durante as Férias de Verão

As férias de verão são um dos períodos mais aguardados pelas crianças. Nesse momento, eles conseguem ficar mais tempo em casa com os pais ou brincando com os coleguinhas e outros familiares. Isso pode significar uma mudança na rotina, principalmente na parte da alimentação. O boletim nutricional costuma ajudar.  

Isso porque é preciso ter o cuidado com a alimentação das crianças durante as férias de verão. Se a mudança for significativa, será muito difícil fazer a criança voltar para os hábitos anteriores. 

Para ajudar a manter uma alimentação equilibrada para o pequeno, separamos dicas para manter uma alimentação saudável durante as férias. Confira a seguir. 

Mantenha os horários para cada refeição 

Durante as férias, é comum as crianças mudarem toda a rotina de sono, podendo ficar acordado até tarde e consequentemente dormindo até tarde. Isso acaba desregulando todo o metabolismo. Assim, ele come em horários aleatórios, até mesmo durante a madrugada. 

O ideal é não deixar isso acontecer. Além de manter a qualidade do sono, os horários e tipos de alimentos também devem ser mantidos. Isso não quer dizer que você vá impedir a criança de comer guloseimas, mas sim oferecer em quantidades apropriadas e em determinados horários. 

Nunca ofereça próximo ao horário de dormir ou quando ele acordar. Afinal, alguns alimentos podem causar agitação e ansiedade na criança.  

O mais indicado é preparar lanches nutritivos e saudáveis para as crianças, como frutas, castanhas, sorvete feito em casa, entre outros. Além disso, você pode ensinar o pequeno a preparar sua própria refeição saudável, sempre explicando a importância de consumir esse tipo de alimento.  

As principais refeições devem ser respeitadas 

Mesmo que os pais não tenham tempo para preparar as refeições saudáveis todos os dias, as principais refeições da criança precisam ser mantidas. Uma dica é congelar as refeições prontas para ajudar a poupar o tempo, assim a refeição não perde os nutrientes que são essenciais para os pequenos.  

Ainda assim, se os pais não tiverem tempo para preparar as refeições saudáveis para congelar, eles podem optar por estabelecimentos que entregam esse tipo de refeição.

Atualmente, diversos estabelecimentos têm trabalhado com a entrega de “marmita saudável”, que focam em montar um menu com alimentos nutritivos e saudáveis. 

Você pode pedir diversas marmitas e congelar para, depois, a criança consumir durante as principais refeições da semana. 

Manter a hidratação é importante 

O verão é um período quente, onde mesmo assim as crianças querem fazer atividades ao ar livre, como correr, ir em parques, frequentar piscinas e praias. Nessa estação é onde ocorre o maior índice de desidratação, acompanhado de diarreias e vômitos. 

Com isso, o pequeno pode acabar precisando passar um tempo no hospital, perdendo os dias que ele poderia estar aproveitando com os amigos.  

Para isso não acontecer, é preciso lembrar a criança de ficar sempre hidratada. Você pode oferecer água em abundância. 

Opções incluem sucos naturais, chás nutritivos gelados, frutas com alta concentração de água como a melancia e água de coco. Ela é uma excelente opção para o verão pelas vitaminas e minerais.  

Explique a importância de consumir alimentos saudáveis  

As crianças não costumam saber de onde vem os alimentos, com isso, não entendem por que determinados lanches são prejudiciais à saúde. Uma dica interessante é levar o pequeno em locais onde os alimentos saudáveis são produzidos, como fazendas com hortas e plantações.

Isso pode despertar o interesse do pequeno em consumir alimentos orgânicos. 

Em algumas fazendas é permitido colher suas próprias frutas e legumes, proporcionando momentos de diversão e alimentos fresquinhos para consumir. Essa é uma experiência única para a criança, pois além de se divertir elas aprendem ao mesmo tempo.

Além de servir de incentivo para crianças que não gostam de frutas, verduras e legumes. O pequeno precisa entender que alimentos saudáveis fazem bem para o nosso corpo e que os fast-foods, apesar de deliciosos, podem causar diversos malefícios à saúde.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?