Criança com Medo de Fogos de Artifício, o que Fazer?

Criança com Medo de Fogos de Artifício, o que Fazer?

O final do ano é marcado com as datas festivas. Comemorar o último dia do ano é uma tradição para quase todas as famílias. Mas essa comemoração pode acabar se tornando um incômodo para quem tem uma criança com medo de fogos de artifício em casa. 

A agitação dessa data e o uso dos fogos faz com que as crianças fiquem assustadas e até mesmo ansiosas.  

Os pequenos possuem a audição muito sensível e, por conta disso, qualquer barulho muito alto deixa a criança com medo. Para ajudar os pais a lidarem com isso, separamos dicas do que fazer e como acalmar a criança diante dessa situação. Confira a seguir.  

Por que crianças têm medo de fogos de artifício?  

As crianças possuem a audição mais sensível e se assustam com barulhos inesperados, principalmente as mais novas. Em situações como estouro de fogos de artifício, a criança pode passar a chorar, ficar com crises de ansiedade e até mesmo ter reações agressivas.

Esse quadro pode piorar em casos de transtorno do Espectro Autista (TEA) ou crianças portadoras de síndrome de Down, por conta da hipersensibilidade. 

Como acalmar as crianças com medo de fogos de artifício? 

No último dia do ano, seguimos muitas tradições como pular as sete ondas, comer uvas e guardar suas sementes, consumir lentilhas, dentre outras. Muitas dessas tradições são inofensivas, mas uma delas não é nada agradável para algumas pessoas, crianças e até mesmo animais de estimação: os fogos de artifício. 

O barulho durante as festas de fim de ano pode chegar a ser insuportável e difícil de escapar. Então, por esse motivo, separamos algumas dicas para ajudar o seu pequeno a lidar com a situação. Confira! 

1. Procure ficar em locais tranquilos 

Se você está ciente de que sua criança tem medo de fogos de artifício, procure evitar locais com grande aglomeração e movimento de pessoas. Procure passar a virada do ano em um local mais tranquilo e fique longe de locais tumultuados, como as praias, por exemplo.  

2. Mantenha a rotina 

Sabemos que o último dia do ano é uma data agitada, onde procuramos estar com a família e vestidos de forma elegante. Mas a criança não entende isso, logo, tente não mudar a rotina dela no dia. Tente manter o sono, fome e irritação controlada na medida do possível.  

3. Forneça conforto o conforto necessário 

Na hora que os fogos começarem a estourar, a criança ficará assustada e pode começar a chorar. O ideal é pegar ela no colo e abraçá-la, oferecendo todo o conforto necessário. Afinal, o colo sempre será o local mais seguro e confortável. 

4. Não utilize equipamentos de proteção 

É comum os pais pensarem que utilizar equipamentos de segurança como tampões no ouvido da criança pode ajudar. Entretanto, além de não ajudar muito e ser desconfortável, existe o risco de esquecer um pedacinho de tampão no ouvido da criança, e gerar problemas no futuro.  

5. Mantenha a criança distraída  

Assim que a hora da virada do ano estiver chegando, distraia a criança com uma música, uma história ou brincadeira. Isso servirá para ela ficar distraída e assim não demonstrar medo dos fogos de artifício.  

6. Mostre compreensão diante a situação  

No momento que o pequeno estiver com medo, os pais precisam ser compreensivos. Nesse momento, a comunicação será o mais importante. 

Por isso, converse com a criança e explique que você também tem medo de certas coisas, mas você está ali para ele e protegê-lo se for necessário. 

7. Aja com tranquilidade 

No momento que a criança começar a chorar por conta dos fogos de artifício, tente agir normalmente e com tranquilidade.

Quando a criança percebe que as outras pessoas não estão sendo afetadas pelo barulho, ele tende a entender que aquele som não se trata de algo perigoso. Além disso, com o passar do tempo deixa de sentir medo em relação a fogos de artifício.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?