Saber o que comprar de presente para as crianças não é uma tarefa simples como aparenta ser. Esse momento gera muitas dúvidas, principalmente porque em uma loja de brinquedos existem diversas opções. Por isso, temos dicas de presentes educativos para crianças.
Isso porque, além de divertidos, eles passam um ensinamento valioso: Brinquedos educativos servem para entreter e ajudar a criança a ser criativa e usar a imaginação.
Para ajudar a escolher os melhores presentes, separamos uma lista de dicas de presentes educativos para crianças separadas por faixa etária. Eles ajudarão a estimular as habilidades exigidas de acordo com a idade. Confira a seguir.
De 0 a 12 Meses
Nos primeiros meses de vida, a criança ainda não possui muita coordenação motora. Por esse motivo, o presente precisa ser macio e de pano. Assim, evita-se acidentes.
Além disso, nessa idade, o bebê está desenvolvendo a audição. Então, o ideal é presentear com brinquedos que servem como estímulos sonoros.
Tapete de Atividades: um tapete macio onde fica disponível uma série de brinquedos pendurados, com diferentes texturas e tipos de som. Ele ajuda a estimular os sentidos e coordenação motora do bebê.
Livros de Pano: como bebês ainda não sabem ler, é indicado usar livros feitos de tecido. Isso porque eles proporcionam estímulos sensoriais e ajudam no desenvolvimento psicomotor.
Mordedor com Chocalho: é indicado para aliviar o desconforto dos primeiros dentes. Além disso, auxilia no desenvolvimento da audição e visão dos pequenos.
Entre 1 e 2 anos
Assim que o bebê completa entre um e dois anos de vida, esse é o momento de descobertas para ele.
A partir de agora, ele deve aprender a se comunicar e passar a entender determinados acontecimentos. Os brinquedos indicados para essa faixa são aqueles que estimulam a andar, a visão, o olfato e o tato.
Bolas: opção indicada para o desenvolvimento do processo de conflito cognitivo. Além disso, ela ajuda com a coordenação motora.
Brinquedos de Encaixar: é disponibilizado em diversas formas e cores. Ajuda a criança a desenvolver habilidades motoras, concentração, criatividade, compreender as cores, formas geométricas, entre outras.
Apoiador: é conhecido também como andador. Esse brinquedo serve para ajudar a estimular os primeiros passos. Possui trava nas rodas para deixar o bebê seguro e ajuda em diversos estímulos sensoriais.
Entre 2 e 4 anos
Após completar o segundo ano de vida, a criança possui uma imaginação mais desenvolvida e criativa. Com o tempo passam a copiar alguns comportamentos dos adultos, brincando de casinha ou escolinha.
Nessa idade, o equilíbrio e coordenação motora já estão mais desenvolvidos. Os pequenos passam um bom tempo correndo e pulando e já estão mais independentes. Os brinquedos mais indicados são os que trabalham no aperfeiçoamento das habilidades motoras.
Quebra Cabeça: o melhor brinquedo para exercitar a memória visual e desenvolver a capacidade de resolver problemas. Ajuda no raciocínio lógico, concentração, resiliência e no desenvolvimento da autoconfiança.
Jogo da Memória: são ideais para ajudar no desenvolvimento das habilidades cognitivas da criança, além de estimular a memória.
Lousa Mágica: são super divertidas para os pequenos, e ajuda a desenvolver o autoconhecimento e a estimular o cérebro através da imaginação e coordenação motora.
Entre 5 e 7 anos
Com 5 anos de vida já formados, a criança entra na fase de alfabetização. As melhores dicas de presentes educativos para crianças nessa idade são aquelas que ajudam a desenvolver as habilidades de leitura e escrita.
Além disso, nessa idade as crianças são mais perceptivas e passam a observar mais os adultos. Dessa forma, é comum elas gostarem de brincar de casinha ou ter um próprio kit de ferramentas.
Brincando com Letras e Números: existem diversos brinquedos que ajudam a descobrir as letras e palavras. São brinquedos ideais para auxiliar na alfabetização e na habilidade de raciocínio lógico.
Kit pintura + Cavalete: a arte é uma das formas de expressão e ajuda a criança a desenvolver habilidades motoras e cognitivas. Além disso, trabalha com a imaginação, estimulando a criatividade e ajudando no desenvolvimento psicológico.
Kit Esporte: o esporte é importante para o desenvolvimento da criança. Com essa faixa etária ela já pode andar de bicicleta com apoios de rodinha, assim como começar a praticar como boliche ou Ping Pong.