A prática de esportes é algo que está cada vez mais em alta, principalmente por trazer inúmeros benefícios à saúde. Além disso, ele é um ótimo estímulo na educação infantil, ajudando a criar disciplina e no desenvolvimento desde cedo. Mas será que existem outros benefícios do esporte na educação infantil.
Antes de começar, é preciso que a criança escolha um esporte no qual ela se identifica. A ideia é que ele se sinta à vontade com o que está fazendo e que ele se identifique com a modalidade.
Assim, observamos vários benefícios do esporte na educação infantil. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue acompanhando.
Quais são os benefícios do esporte para crianças?
Nosso corpo trabalha de uma forma semelhante a uma máquina, já que ele precisa estar sempre sendo estimulado. Nesse sentido, entendemos que desde criança, precisamos conhecer e praticar algum esporte no qual se identifica.
Além de ajudar socialmente, essa prática também ajuda no desenvolvimento neurológico e na coordenação motora dos pequenos.
Uma criança que pratica esporte desde cedo será um adulto tanto mentalmente quanto fisicamente mais saudável. Mas claro, para isso é preciso se alimentar bem, sempre beber água e dormir pelo tempo adequado. Além disso, existem outros benefícios do esporte na educação infantil. Confira:
1. Diminui a ansiedade
O esporte traz diversos benefícios, e o principal deles é reduzir a ansiedade. Afinal, as crianças são muito ativas e sempre querem fazer algo novo, mas muitas não tem concentração suficiente para terminar devido a ansiedade.
Dessa forma, o esporte ajuda a controlar isso, além de dar às crianças mais confiança em si próprias.
2. Ajuda a fazer novos amigos
Muitas crianças são tímidas, fazendo com que elas fiquem mais reclusas e tenham dificuldades em fazer amizades.Isso pode ser um problema, tendo em vista que fazer amigos é importante para o desenvolvimento da criança e para aprender a conviver em sociedade.
Dessa forma, um dos benefícios do esporte na educação infantil é ajudar a criança a fazer novos amigos. Ela também vai interagir com pessoas diferentes da sua convivência e aprender a respeitar cada um do jeito que é.
3. Ajuda na concentração e coordenação motora
A coordenação motora da criança é bastante trabalhada no esporte, pois essa prática faz com que o pequeno se modifique a cada dia. Isso vale independentemente de suas limitações, pois ele sempre terá um progresso nos seus movimentos devido a aprender a se concentrar e manter o foco.
4. Estimula a ter mais responsabilidade e comprometimento
Desde muito cedo as crianças precisam ser ensinadas sobre a responsabilidade e ter comprometimento com aquilo que estão fazendo. Um dos benefícios do esporte na educação infantil é ajudar nesse quesito. Isso porque, se ela gosta do que está fazendo, a atividade servirá como um estímulo.
5. Ensina a seguir regras e a colaborar
Qualquer esporte possui suas regras, que são pré estabelecidas. Dessa forma, a criança que pratica alguma das modalidades consegue seguir essas regras de forma natural, já que isso faz parte daquele processo.
Além disso, a criança aprende a colaborar melhor e ter mais disciplina.
Existem mais benefícios?
Como você viu, existem diversos benefícios do esporte na educação infantil. Mas, além desses principais, existem outros. Eles incluem:
- Ajuda a criar hábitos saudáveis;
- Estimula a convivência em grupo;
- Previne a obesidade infantil;
- Ajuda a lidar com frustrações;
- Diminui o risco de doenças mentais.
Qual é a importância da prática de esportes?
O principal benefício que a prática de exercícios físicos traz é o aumento da capacidade cardíaca. Mas ele não se resume apenas em melhorar nosso condicionamento físico.
Quando criança, ao praticarmos algum esporte, é preciso interagir com as pessoas que estão ao redor. Logo, o pequeno perde a timidez e se torna mais socialmente ativo.
Além disso, a prática esportiva pode ser usada como instrumento educacional, sempre focando no desenvolvimento integral da criança. Por fim, complementa, capacitando ela para lidar com expectativas, desejos, necessidades e até mesmo frustrações, tanto com as suas, quanto com as do próximo.