O processo de aprendizagem de uma criança é influenciado por diversos fatores. Por isso, é importante saber como a autoestima afeta o aprendizado infantil.
Geralmente, ele está relacionado a metodologia e a abordagem utilizada dentro da própria casa e na sala de aula. A autoestima está muito presente.
Seu impacto pode ser observado desde muito cedo. O que mais influencia na autoestima infantil é a maneira que os pais e outras pessoas da família falam com a criança.
Nesse caso, se a criança tiver uma boa autoestima, ela se aceita como é, aceita críticas e não tem medo de expor sua opinião. Caso contrário, ela passa a se comparar com outras pessoas da mesma idade e se enxerga como inferior ou incapaz.
Nesse artigo, esclarecemos o que é a autoestima, quais suas características e como ela afeta o aprendizado das crianças. Confira!
O que é autoestima?
A autoestima é a avaliação que uma pessoa faz sobre si, que envolve o que ela é e o que gostaria de ser.
Ela revela o que uma pessoa pensa sobre si mesmo e o que ela acredita ser capaz de fazer. Sendo assim, ela influencia diretamente na capacidade de aprendizado.
Uma pessoa que sofre de baixa autoestima possui uma visão negativa sobre si, onde não gosta de si mesma e não confia nas suas habilidades. A forma que essa pessoa enxerga o mundo impacta diretamente na sua relação com outras pessoas.
Quais as características de pessoas com baixa autoestima?
Nem sempre é possível entender que estamos com a autoestima baixa. Por isso, alguns detalhes precisam ser observados para saber se a pessoa está nessa situação:
- Ela não acredita que é capaz de aprender;
- Não demonstra ousadia para tentar coisas novas;
- Não consegue expressar sua opinião;
- Tem dificuldade de aceitar crítica e assumir erros;
- Se desculpa frequentemente;
- Aceita o que é lhe imposto sem questionar;
- Sempre faz afirmação como “não consigo”.
- Quais as características de pessoas com alta autoestima?
- Não possui medo de fazer perguntas;
- Tem curiosidade e interesse em aprender;
- Sabe se posicionar e é confiante na sua opinião;
- Acredita em realizar sonhos e objetivos;
- Reconhece erros e aceita críticas como aprendizado;
- Se relaciona bem com outras pessoas.
Qual o papel da autoestima na aprendizagem?
A autoestima está ligada diretamente com a capacidade de aprendizado, já que uma serve de estímulo para a outra. Isso ocorre devido a confiança na própria capacidade, curiosidade, aprendizado com os erros, entre outros. Logo, isso tudo é essencial para crianças que estão em estágio de formação.
Uma criança com autoestima elevada tem mais facilidade e disposição para aprender, principalmente porque se sente valorizada. Por outro lado, uma criança com autoestima baixa se sente mais desmotivada para aprender, principalmente falando de desempenho escolar.
Por esse motivo, é importante que a escola adote práticas e hábitos que ajudem a criança em desenvolvimento a se ver de forma mais positiva e autoconfiante. Além de estimular o aprendizado, isso ajuda o pequeno a conviver em ambiente familiar, escolar e em comunidade.
Como estimular a autoestima?
O desenvolvimento da autoestima acontece em paralelo ao desenvolvimento emocional. Ela surge inicialmente dentro da própria casa, e depois passa a ser praticada dentro do ambiente escolar, podendo ser estimulada de diversas maneiras, tanto pela própria família quanto educadores.
Dentro de casa
Boa parte do desenvolvimento físico e emocional da criança ocorre dentro da própria casa. Dessa forma, é essencial que exista uma relação bem construída com os responsáveis.
Um dos modos de ajudar o pequeno é se interessar por sua vida escolar, incentivando sua capacidade de aprender e saber lidar com seus conflitos e dúvidas.
Com o apoio dos pais, a criança consegue levar a confiança que sente para dentro das escolas e pode se beneficiar da sua autoestima.
Na escola
Dentro da sala de aula, além das práticas pedagógicas convencionais, é importante que o professor passe conteúdo e crie uma conexão com a criança, e que ela se sinta segura em relação a si e aos colegas. O aluno precisa se sentir seguro e confiante para fazer perguntas e esclarecer suas dúvidas. Se ele se sentir dessa forma, ele participará mais ativamente das aulas, refletindo positivamente nas suas notas e no seu comportamento como um todo.