O momento de dar o banho no bebê exige alguns cuidados para que o pequeno fique limpo, mas não sofra nada durante o processo. Os pais de primeira viagem podem ter problemas, por isso é preciso seguir dicas e cuidados para saber como dar banho no bebê.
É comum ficarmos inseguros ao dar banho no bebê, principalmente se for o primeiro dele ou ele ser muito novo. O importante é aproveitar esse momento da melhor maneira possível, além de despertar seu lado sensorial.
Para ajudar com isso, separamos algumas dicas para garantir o banho ideal para o seu bebê. Continue acompanhando.
Deixe a banheira do bebê em uma altura confortável
Além de garantir que o bebê fique confortável, o ideal para os pais é ficar em uma posição que deixe segurar o pequeno com mais precisão. Para isso, é preciso que a banheira esteja em uma altura confortável para você. Deixe a peça adaptada à sua altura e coloque um apoio firme debaixo.
Segure o bebê de forma correta
O jeito mais garantido de dar banho no bebê sem qualquer trauma, é oferecer o suporte correto ao seu corpo. Assim, o ideal é segurar o neném com o antebraço apoiado debaixo das costas. Isso deve ser o suficiente para sustentar o tronco inteiro.
A mão precisa ficar entre as nádegas e a coxa dele, fazendo com que a posição seja confortável e o peso distribuído por seu braço. Além disso, é preciso posicionar a cabeça do pequeno mais verticalmente, evitando que ela fique de qualquer jeito.
Fique atento a temperatura da água
Uma das principais dicas de como dar banho no bebê é sempre utilizar água morna. Jamais deixe a água ferver e, se acontecer de ela ficar um pouco mais quente que o ideal, cheque a temperatura com a parte debaixo do antebraço.
Como essa região possui a pele mais fina e sensível, ela vai indicar se a temperatura está ideal.
O melhor é que a água fique entre 37ºC ou 38ºC. Para garantir que ela está na temperatura correta, você pode utilizar um termômetro. Dessa forma, é possível garantir um banho confortável para seu bebê.
Lave as partes do corpo na ordem correta
O mais indicado quando se trata de banho em bebê é começar a lavar o rosto. Isso porque essa parte costuma ser menos suja se comparada às outras. Lave seu rosto gentilmente sem esfregar e não correr o risco de irritar a pele da criança.
Fique atento a limpeza do umbigo
O umbigo é a cicatriz deixada pelo cordão umbilical. Ele não tem utilidade alguma após o nascimento, mas a região é bastante sensível e lar de várias bactérias.
Se não for limpo corretamente, além de acumular sujeira, ele pode ficar com mau odor. Sendo assim, após lavar a região com sabonete próprio para bebê, passe um cotonete com álcool 70%.
Seque bem as dobrinhas
As dobrinhas dos bebês são como as nossas. Mas elas acumulam sujeira, criam atrito e podem ficar assadas se não forem bem secas após o banho.
Dessa forma, seque seu bebê corretamente, prestando atenção nas áreas como virilhas, braços e coxas. Utilize uma toalha macia e com movimentos delicados, evitando esfregar com força na pele do pequeno.
Jamais utilize secador de cabelo, pois ele pode acabar ocasionando queimaduras. Lembre-se de que a pele do bebê é muito mais sensível.
Fique longe de correntes de ar
O mais indicado quando se trata de como dar banho em bebê é evitar o máximo possível as correntes de ar. Isso porque o banho deve ser quente, o que não combina com o ar frio. Isso pode baixar a imunidade do pequeno, favorecendo resfriados ou gripe.
Um bebê com poucos dias de vida pode tomar banho diariamente se necessário, mas sempre utilizando produtos feitos especificamente para ele. Shampoos e sabonetes neutros ou de camomila são os mais indicados, pois são suaves e não tem o risco de causar alergia no pequeno.