Chupeta para Bebê: Pode dar? Mitos e Verdades 

Chupeta para Bebê Pode dar Mitos e Verdades

Uma das principais dúvidas para os pais está relacionada ao uso de chupeta para bebê. Isso porque, apesar desse objeto parecer pequeno e inofensivo, ele divide opiniões de especialistas e público em geral. 

Muitos defendem seu uso, já outros condenam introduzir isso na vida da criança.  

O que realmente acontece, é que existem muitas dúvidas a respeito sobre esse assunto. É que a chupeta pode estar relacionada a alguns problemas de saúde e estéticos na vida da criança. 

Por isso, trouxemos os mitos e verdades sobre a chupeta, além de tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe o artigo. 

Quais são os mitos e verdades a respeito da chupeta? 

A chupeta para bebê pode trazer alguma vantagem. Mas, por outro lado, ela pode gerar malefícios. 

Dessa forma, os pais precisam tirar todas suas dúvidas a respeito do adereço, conhecendo seus mitos e verdades, para decidir se irão ou não oferecer ao bebê. Confira abaixo. 

Acalma o bebê 

Verdade. A chupeta é um objeto dado aos bebês para ele relaxar em momento de tensão. Ela é eficiente para acalmar o pequeno, mas deve ser usada com cautela. 

Afinal, se utilizada com sabedoria, ela traz benefícios ao bebê, principalmente quando ele precisa se acalmar em uma situação estressante. Pense em uma coleta de sangue ou aplicação de vacina. 

Mas, para isso, os pais devem entender qual o melhor contexto em que o bebê precisa ser acalmado. Assim a chupeta não vira solução para tudo. Afinal, existem outros meios de acalmar um bebê, como ninar e balançar. 

Compromete a amamentação 

Verdade. Se a introdução da chupeta for feita com um bebê muito novo, isso pode acabar interferindo no processo de amamentação, afetando diretamente o peso e a saúde geral do pequeno. Além disso, pode trazer vários desconfortos para a mãe.  

Isso acontece porque bebês que utilizam a chupeta mamam com menos frequência, fazendo com que a mãe tenha leite acumulado ou produza menos leite. Com isso, é possível desenvolver diversos problemas relacionados a essa redução de tempo.  

Além disso, os movimentos faciais que a criança faz para utilizar a chupeta são diferentes daqueles usados para mamar no peito. Sendo assim, crianças que usam chupeta com muita frequência terão mais dificuldades de pegar no seio corretamente, causando dores e desconfortos para a mãe.  

Compromete a dentição 

Verdade. Como o bebê utiliza músculos diferentes para mamar no seio, quando ele faz uso frequente da chupeta, isso pode acabar afetando o desenvolvimento da boca e da dentição.

Com isso, podem surgir problemas relacionados à fala, mastigação, alinhamento dos dentes e respiração. Tudo isso precisará de tratamentos para melhorar a qualidade de vida no futuro.  

Causa Otite 

Verdade. Alguns estudos apontam que as dores no ouvido são mais frequentes em crianças que utilizam chupeta com frequência. 

Isso acontece devido aos movimentos faciais alterados, já que os músculos responsáveis pelo funcionamento da tuba auditiva não são devidamente estimulados. Dessa forma, ocorre favorecimento da secreção (cera) e o surgimento das dores de ouvido.  

Dedo é melhor que chupeta?  

Relativo. A necessidade de chupar algo faz parte do desenvolvimento de todos os bebês. Por isso, a partir do segundo mês de vida, eles passam a chupar o próprio dedo. É nesse momento que os pais acabam recorrendo à chupeta como alternativa. 

A ação de chupar o dedo ou chupeta em si não é maléfica. Entretanto, se ocorrer por muito tempo, ocasiona problemas orais. 

Se for observado que a criança está sempre procurando chupar algo, é indicado que os pais investiguem se há algum transtorno psicológico relacionado. 

Todo bebê que usa chupeta tem problema de saúde? 

Mito. Os estudos que analisam problemas recorrentes em crianças tratam a chupeta como uma associação e não uma causa direta.

De qualquer forma, é possível reduzir complicações causadas pela chupeta, oferecendo-a por um tempo menor. Também é importante oferecer somente em momentos estratégicos, onde outros recursos já falharam. 

Existe um estudo que afirma que a chupeta pode reduzir os riscos de morte súbita infantil, síndrome que causa a morte de bebês sadios sem nenhuma explicação aparente. 

Mas ele vem gerando bastante discussão entre os especialistas. Portanto, mais estudos são necessários para que a teoria possa ser efetivamente comprovada.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?