Crianças costumam ser bastante agitadas e, na maioria das vezes, isso é comum da própria idade. Isso pode gerar uma grande dúvida dos pais: como despertar a concentração nas crianças?
Atualmente, vivemos no meio digital e, com tanta tecnologia disponível, tornou- se comum que as crianças não consigam manter a concentração em uma atividade por muito tempo. Isso pode trazer malefícios no longo prazo, principalmente porque a concentração faz parte do nosso dia a dia.
Assim, os desafios enfrentados pelos pais são diferentes daqueles enfrentados antigamente. Hoje em dia, as crianças estão conectadas na internet e rodeadas de estímulos.
Isso significa que elas não conseguirão despertar a concentração sozinhas. Logo, elas precisam ser estimuladas pelos pais, que devem impor regras e definir horários para cada atividade.
Ao realizar várias atividades simultaneamente, o cérebro acaba se acostumando com esse estímulo. Assim, quando a criança precisar se concentrar em algo, ela não irá conseguir. Para ajudar com isso, separamos algumas dicas para ajudar os pequenos. Confira a seguir.
Como melhorar o foco e concentração das crianças?
Entendemos que a capacidade de concentração está ligada diretamente a outros hábitos que costumamos ter no nosso dia a dia. Entre eles, manter uma rotina e estar inserido no meio tecnológico.
Para ajudar a despertar a concentração e o foco nas crianças, separamos algumas dicas que você pode conferir a seguir.
1. Exercite o foco
A concentração da criança não precisa ser despertada somente no momento de realizar as tarefas. O foco pode ser estimulado através de várias outras atividades comuns do dia a dia.
Então, pense nisso quando a criança assistir TV, fazer refeições, no momento da leitura, hora de tomar banho ou brincar. O importante é que o pequeno entenda que ele precisa fazer uma coisa de cada vez.
2. Faça as refeições longe de tecnologia
Nada de aparelhos tecnológicos próximos da mesa. Essa regra é clara e deveria ser colocada em prática em todas as famílias.
Afinal, o momento de realizar refeições é importante para a convivência familiar. É nesse momento que nos reunimos e conversamos como foi nosso dia.
3. Organize bem o tempo
Converse com a criança e crie uma rotina com ela. Determine horários específicos para ver TV, usar o videogame, se alimentar, estudar, brincar, tomar banho, dormir, entre outros.
Com uma rotina pré-estabelecida, ela se sentirá mais segura e conseguirá se concentrar melhor na atividade que está realizando.
4. Realize brincadeiras de verdade
Esse é o momento para resgatar brincadeiras que fazíamos antigamente. A maioria dessas brincadeiras servem para estimular o foco e concentração do pequeno. Traga quebra-cabeças, jogos de tabuleiro, faz de conta, blocos de encaixar, entre outras.
5. Envolva a criança nas atividades
É importante inserir a criança nas tarefas realizadas em casa. Isso deve ser estimulado desde muito novo. É que, além de se sentir incluída no ambiente familiar, a criança passa a ter mais autonomia.
Esse momento é importante, também, para que ela tenha uma maior interação com os pais. Assim você cria momentos em família que a criança nunca se esquecerá.
6. Tenha o momento da leitura
Essa dica não serve necessariamente somente para crianças que saibam ler. Se o pequeno ainda não é alfabetizado, os pais podem ler para eles e, assim, despertar o interesse por livros e histórias.
7. Tenha horário estabelecido para dormir
A criança precisa ter um horário específico para dormir e acordar todos os dias. Nesse momento, os pais podem estimular o gosto pela leitura e a concentração nessa atividade.
Dessa forma, é preciso levar o pequeno um pouco antes, leia uma história, e converse com ele sobre os personagens e acontecimentos.
8. Respeite o tempo da criança
Todos nós temos momentos ociosos nos quais queremos apenas ficar parados sem fazer nada. Isso é comum, e pode ajudar a criança a descobrir sozinha a melhor forma de usar o tempo naquela situação.
9. Seja exemplo
Não adianta exigir algo da criança se nem você mesmo consegue colocar em prática, afinal, elas aprendem olhando o exemplo em casa.
Dessa forma, também mantenha uma rotina, evite usar aparelhos tecnológicos durante a mesa, seja organizado e aproveite bastante o tempo com o pequeno.