Os pais sabem como pode ser desgastante ensinar o que é certo ou errado a criança, principalmente quando se trata em dividir os alimentos e brinquedos. Por isso, é importante saber como ensinar a criança a dividir os alimentos e brinquedos.
De início, eles costumam relutar bastante. Mas isso é importante para o seu desenvolvimento e convivência em sociedade, afinal, ninguém gosta de uma pessoa egoísta.
É durante a infância que aprendemos valores que serão levados para a vida, e é responsabilidade dos pais passar esse ensinamento. Entretanto, muitos têm dificuldade para orientar o filho.
Por isso, separamos dicas de como ensinar a criança a dividir os alimentos e brinquedos. Confira a seguir.
Como ensinar a criança a compartilhar?
A criança não costuma entender muito bem o ato de compartilhar. Por isso os pais precisam ensinar esse princípio. Isso é uma tarefa que exige paciência, pois é algo necessário para a convivência em bando.
Confira as dicas que separamos para ensinar o seu pequeno.
1. Explique a importância
Crianças não gostam de receber ordens sem ao menos exigir uma explicação, por isso os pais precisam dizer as razões pela qual ele precisa emprestar o brinquedo ou oferecer uma guloseima ao colega.
Explique que dividir é tratar o próximo com carinho e respeito, e que o amigo ficará muito feliz com isso e irá retribuir.
2. Seja o exemplo
Crianças são o reflexo dos pais e aprendem vendo o que acontece em casa. Por isso, se você quer que seu filho aprenda a compartilhar, seja exemplo para ele.
Uma das formas de ensinar isso é compartilhar um pouco da sua comida ou pedir a dele. Explique que aquilo se chama dividir, e que é uma ação legal, pois assim vocês conseguem experimentar a comida um do outro.
3. Ensine a fazer acordos
Uma das formas de ensinar a criança a dividir os alimentos e brinquedos é sugerir que ele faça acordos com o coleguinha. Por exemplo, diga a ele que ele pode emprestar um brinquedo temporariamente, mas depois o colega precisa fazer o mesmo.
Isso serve também para ajudar a criança a entender que emprestar não é a mesma coisa do que doar. Na maioria das vezes ela pensa que, ao compartilhar um brinquedo, nunca mais o verá.
4. Promova brincadeiras
Uma das maneiras mais efetivas para ensinar uma criança é através das brincadeiras. Esse método é bastante utilizado até mesmo em escolas.
Dessa forma, aproveite as visitas dos colegas para propor atividades que estimulem os pequenos a compartilhar. Um exemplo, é estimular os pequenos a desenhar juntos com giz de cera de variadas cores, onde eles precisam emprestar um para o outro.
5. Seja a intermediadora os conflitos
Conflitos entre crianças são comuns, principalmente brigas entre irmãos por conta de algum brinquedo ou alimento. Isso faz parte do desenvolvimento deles. Afinal, eles ainda estão aprendendo a conviver em sociedade.
Entretanto, você, como pai ou mãe, deve levar o desejo dos dois em consideração. Você não deve tomar a dor de um e se zangar com o outro.
É preciso escutar os dois lados, e fazer com que eles entendam a posição do outro. Logo após isso, sugira negociações onde os dois possam brincar e comer um pouco de cada.
6. Compartilhe a atenção
Como as crianças não gostam de dividir, isso pode acabar gerando o famoso ciúme dos pais.
Os pequenos entendem que toda a atenção deve ser voltada para ele e, se isso não acontece, ele pode ficar frustrado e fazer birras.
Por isso os pais devem explicar que outras pessoas também precisam deles e a atenção deve ser dada igual.
7. Ensine a não chamar a atenção
Sabemos que crianças são atraídas por brinquedos e comidas chamativas como os doces. Por isso, se seu filho ainda não entende a importância de emprestar, evite carregar esses objetos em locais que terão muitas crianças reunidas, como a escolinha ou parquinhos.