Como Lidar Com as Birras das Crianças?

Saber como lidar com a birra das crianças pode ser um desafio para qualquer tutor. Isso é uma situação complicada, pois a criança passa a chorar descontroladamente, começa a gritar, se espernear e a se jogar no chão.

Nesse momento, não sabemos o que fazer, principalmente quando acontece em público. Nossa primeira reação é esperar a criança se acalmar sozinha. 

As crianças podem fazer isso por inúmeros motivos, principalmente quando são mais novas, pois não sabem lidar quando são contrariadas. Portanto, é importante para os pais saberem como lidar com a birras das crianças. Se você quiser dicas para isso, continue acompanhando.  

O que fazer para lidar com a birras das crianças? 

Para ajudar os pais a saber como lidar com a birra, primeiramente é preciso entender esses pontos: 

1. Não se importar com julgamentos alheio 

Os pais precisam compreender que a educação e segurança do filho é mais importante que o olhar de julgamento das pessoas. Afinal, nenhuma delas conhece a criança melhor do que você. 

No momento que a criança começar a birra, espere ela se acalmar e logo em seguida ajude ele a lidar com suas frustrações. E lembre-se de fazer isso se importar com a opinião alheia. 

2. Resolva o conflito sem violência 

Bater ou xingar nunca será a solução para lidar com birras das crianças. Existem meios efetivos e que geram resultados mais positivos para isso, além de ajudar no vínculo entre vocês. Agir sem violência pode surpreender a criança. Afinal, na maioria das vezes, ela faz isso para irritar os pais. 

3. Birras são um pedido por limites 

As crianças testam o limite dos pais a todo momento, e as birras fazem parte desses testes. Se os pais acabarem respondendo, principalmente quando acontece em público, a criança sai como vencedora. 

Por esse motivo, é importante que seu filho entenda que existem momentos que acabarão vencendo e outros não. Então, tente educar a criança dessa forma. 

4. Seja resiliente 

Ao longo de nossas vidas sempre nos frustraremos com algo. Na maioria das vezes, isso serve para sairmos mais fortes das dificuldades. Dessa forma, você pode usar o momento das birras da criança como uma forma de aprendizado, tanto para você, quanto para o pequeno. 

É preciso adotar uma postura que seja condizente na sua posição na relação. Além disso, acolher a criança no momento da birra faz com que ele se sinta mais seguro e você mais preparado para lidar com a situação.  

5. Tenha consciência do limite imposto a criança 

As regras e limites devem ser deixadas de forma clara para a criança. Ela precisa entender e fazer o que estiver no seu alcance para cumprir com o acordo. 

Isso ajuda o pequeno a compreender quais são os limites que ela precisa ter em suas ações, acabando por ter menos frustrações. 

Dessa forma, a comunicação é o que ajudará na hora de lidar com birras das crianças. Afinal, elas são capazes de compreender o acordo estabelecido entre vocês. 

6. Mantenha a calma no momento da birra 

Quando a criança começar com a birra, não demonstre que você está sendo afetado pelo comportamento. Se vocês estiverem em um local público, procure um local mais calmo até a criança parar. 

Após isso, converse de forma tranquila e diga a criança que você entende o que ela está sentindo, mas no momento não é possível realizar o que ela quer. Dessa forma, a criança vai entender que existem momentos mais interessantes para negociar suas vontades. 

7. Conversar após a birra 

Assim que a criança ficar mais calma, converse com ela e explique o motivo do “não” que ela recebeu. É importante demonstrar que você se importa, e ouça a versão do seu pequeno sem julgamentos e interrupções. Por fim, pergunte o que ele aprendeu com aquela situação.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?