Crise dos 3 Meses: Entenda os Sintomas e Como Amenizar

Crise dos 3 meses: entenda os sintomas e como amenizar

Após os meses iniciais de vida, o bebê passa pela crise dos 3 meses. Então, ele começa a dormir menos, fica mais agitado, passa a chorar mais, não quer mamar tanto quantos antes, não se conforta no colo e fique inquieto no berço. 

Essa condição é bem conhecida e é normal. Além disso, é uma das primeiras crises que o bebê terá na sua jornada.  

Quem é mãe de primeira viagem pode não saber, mas a cada 3 meses até completar 1 ano de vida, os bebês mudam seu comportamento. Em cada fase, a mãe precisa saber o que fazer para lidar com a situação. Para te ajudar, trouxemos dicas importantes. Confira a seguir! 

O que é a crise dos 3 meses no bebê? 

A partir do terceiro mês de vida, os bebês passam a enxergar melhor, ouvir com mais clareza, se movimentam mais e respondem melhor a estímulos. Esse período é importante para a autonomia dos pequenos.  

A crise dos 3 meses possui uma explicação cientifica. Ela define que os bebês passam por dois tipos de nascimento. O primeiro é o biológico, que é o momento do parto, e o segundo é o psicológico, que é a fase que a criança sente que ela e a mãe são a mesma pessoa. 

Assim que se passam 3 meses, os bebês começam a perceber que sua existência é individual e é onde eles ficam mais inquietos. Por isso ocorre a crise dos 3 meses.  

Assim que a criança completa exatamente três meses de vida, ela começa a passar por essa fase, que dura cerca de 15 dias. Alguns bebês podem iniciar antes e outros depois, isso não é motivo de preocupação. Isso porque cada uma possui o seu próprio ritmo.  

Quais os sintomas da crise dos 3 meses? 

Os primeiros sintomas que indicam que a crise dos 3 meses iniciou podem ser observados no dia a dia. Para a mãe não é muito difícil de perceber, pois os bebês passam a exigir mais atenção. Observe sinais como: 

O bebê se distrai durante a refeição 

Nos meses iniciais de vida, os bebês mamam quietos e ficam calmos. A partir do terceiro mês, eles ficam agitados até na hora de mamar. Então, eles se distraem com qualquer coisa, além de parar de mamar para ficar sorrindo para a mãe.   

Suga o leite mais rápido 

Os bebês passam a mamar mais rápido, levando cerca de 3 a 5 minutos. Isso acontece porque agora eles conseguem coordenar a respiração, sucção e deglutição com mais facilidade. As mães conseguem sentir que o leite está saindo mais rápido e em um tempo mais curto. 

Nesse período, é possível observar que o corpo da mãe está produzindo menos leite. Essa mudança é normal, pois é a quantidade ideal que o bebê vai precisar.  

Chora no peito com frequência 

Como os pequenos passam a se distrair com qualquer coisa, é comum passar a chorar durante a alimentação. Isso influência diretamente no comportamento da mãe, pois antes, quando ele passava a chorar, era só colocar no peito que parava. 

Mas agora acontece o oposto. Se o bebê passa a se satisfazer mais rápido, o choro significa que ele já está com o estômago cheio. 

Chora para dormir 

O ato de chorar faz parte do nosso desenvolvimento físico e psicológico. Dessa forma, se o bebê não tem nenhum problema de saúde, mas está chorando na hora de dormir, o indicado é deixar desabafar. Assim ele se acalma sozinho até a hora que pegar no sono.  

Fica bastante agitado 

Com o terceiro mês de vida, os bebês recebem uma quantidade imensa de informações e ficam sobrecarregados e consequentemente inquietos. Tudo isso serve para a evolução dele, e o tornam apto para o meio. 

Por esse motivo, não existe a necessidade de os pais ficarem preocupados, basta apenas ter paciência. Isso porque essa fase logo irá passar. Basta apenas dar tempo ao tempo. 

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?