Então seu pequeno está começando a aprender sobre o mundo ao seu redor. Eles são curiosos e querem saber o que é tudo, de onde vem e o que significa. Mas como você deixa essas crianças animadas para aprender? As brincadeiras são uma ótima maneira de começar!
Elas não apenas fornecem ferramentas para a criança explorar, mas também ajudam a construir habilidades sociais.
De fato, as brincadeiras demonstraram ser uma maneira eficaz de crianças pequenas e crianças do ensino fundamental aprenderem sobre diferentes conceitos, como números, formas, cores e muito mais.
A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, documento normativo para a educação ao longo da Educação Básica, define o brincar como um direito de aprendizagem das crianças que deve ser praticado para ampliar o conhecimento, a criatividade e imaginação dos pequenos enquanto proporciona experiências sociais, cognitivas, corporais, sensoriais, dentre outras.
Conheça as principais vantagens
Aumento da imaginação e criatividade
Sejam brincadeiras direcionadas em grupos ou sozinhas, o ato de brincar estará despertando a sua imaginação e levando a usar sua criatividade para dar vida aos personagens ou roteiros a serem desenvolvidos durante o momento de diversão e descoberta.
Esses momentos são fundamentais para que a criança explore um dos campos de experiências da BNCC: O EU, O OUTRO E O NÓS, testem seus próprios limites e expandam seu repertório de maneira lúdica e significativa.
Desenvolve habilidades sociais
Os momentos de diversão que envolvem toda a turma, contribuem para o desenvolvimento das habilidades de relacionamento dos pequenos. Desde acompanhar as instruções dos professores, até ajudar e respeitar os coleguinhas, solucionando os desafios que surgem durante a brincadeira, assim os pequenos estarão trabalhando habilidades como a escuta, fala, o pensamento e imaginação.
Desperta as capacidades motoras e cognitivas
As atividades que envolvem movimentos como correr, abaixar, andar e responder aos pedidos do professor estimulam as capacidades motoras dos pequenos, levando-os a dominarem e compreenderem seu próprio corpo.
Deve ser inserida na vida diária da criança atividades como contação de histórias, encenações, pinturas, desenhos, dentre outras, que colaboram para que as habilidades cognitivas dos pequenos sejam aperfeiçoadas.
Promove desenvolvimento socioemocional
Os benefícios das brincadeiras para a educação infantil incluem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Atividades como teatro e contação de histórias fazem com que as crianças se sintam à vontade para expressar suas emoções.
Da mesma forma, outras atividades, como pintar, brincar no parque escolar ou no tanque de areia, são excelentes jogos para ajudar as crianças a se sentirem acolhidas. O olhar atento do professor é essencial para identificar quando a criança precisa de ajuda. Sua escuta e atividades adequadas, como jogos, podem ser o fio condutor para identificar emoções ou sentimentos que precisam ser trabalhados.
Conheça algumas brincadeiras realizadas na escola que ajudam no desenvolvimento da criança
Crianças de 0 a 2 anos
Desde o nascimento até os dois anos as crianças passam pela fase sensório-motora, em que descobrem seu corpo e desenvolvem a consciência sobre seus movimentos. Nesse período, os pequenos também começam a interagir com o mundo ao seu redor.
Neste estágio a criança inicia a construção da estrutura emocional que será seu alicerce para a vida adulta.
Brincando com o espelho
- Já reparou que os bebês interagem com a própria imagem como se ela fosse outro bebê diante de si? O espelho é um excelente recurso pedagógico para despertar a curiosidade das crianças, pois estimula que os pequenos observem e reconheçam seu corpo e seus movimentos.
Explorando o parquinho
- Essa é uma brincadeira ao ar livre que incentiva os pequenos a utilizarem sua imaginação para descobrirem no parquinho da escola novas possibilidades de diversão.
Crianças de 3 a 5 anos
Nessa faixa etária, marcada pelo desenvolvimento da linguagem e da criatividade, as crianças adoram brincar de faz de conta, ouvir histórias, fazer perguntas e explorar o ambiente que as cerca junto com os amigos.
Caixa sensorial
- A caixa sensorial é um recurso muito interessante para as crianças entre 3 e 5 anos, pois estimula experiências por meio do tato para que os pequenos conheçam novos objetos e texturas de maneira divertida.
Brinque com seu pequeno, e faça parte do aprendizado divertido do futuro dele.
Como vimos acima, brincar na educação infantil pode ter uma série de efeitos positivos nas crianças. Ao potencializar, o desenvolvimento cognitivo e o desenvolvimento social, o brincar na educação infantil pode ajudar adultos e crianças a aprender mais sobre o mundo ao seu redor.
Além disso, brincando com os outros e aprendendo com os outros, as crianças podem construir relacionamentos que durarão a vida toda.