Até os dois anos, o desenvolvimento é marcado pelas aquisições sensoriais. Essa é uma fase muito importante para o desenvolvimento pois os neurônios estão iniciando suas conexões e essas conexões serão a base do cérebro adulto
Por isso as atividades sensoriais são essenciais para o desenvolvimento das crianças, pois nessa faixa etária de 1 a 5 anos as crianças são consideradas pequenas esponjas, que absorvem tudo ao redor.
O que são brinquedos sensoriais?
Os brinquedos sensoriais são todos aqueles que estimulam os sentidos. Eles desenvolvem a criatividade, curiosidade e principalmente a coordenação motora fina.
Fáceis de fazer, eles não precisam ser comprados, podem ser criados em casa, reutilizando materiais ou coletando elementos da natureza. Panelas, colheres de pau, folhas, flores, galhos, conchas e lã são alguns exemplos que podem ser aproveitados para ampliar o repertório das crianças.
Qual a importância das atividades sensoriais na educação infantil?
Ao disponibilizar nosso tempo para a preparação de alguma brincadeira ou atividade, estimulamos a sua imaginação, autonomia, noções espaciais, criatividade, comunicação e demais habilidades primordiais que contribuem para a ampliação de seu repertório e aquisição de novas habilidades.
Explorar materiais diversificados contribuem ativamente para o desenvolvimento cognitivo, linguístico, motor e emocional da criança.
Além de contribuir para o desenvolvimento dos sentidos como o olfato, visão, tato e diversas outras sensações que afetam o sistema nervoso central, como as emoções.
Prova de tudo isso, é que as lembranças preferidas de infância, estão geralmente associadas a um aroma, som ou sabor (memória afetiva). O cérebro consegue recuperar imagens e sensações a partir de um estímulo dos sentidos.
Deve ser por isso que, quando temos uma boa recordação da infância, lembramos não só da imagem, mas muitas vezes ouvimos as vozes das pessoas queridas, os aromas das comidas da Vovó (como no filme Ratattoulle). Percebem a importância do sensorial?
Quando uma criança reage de forma desproporcional a um estímulo, (sons, texturas {tato}, estímulos visuais), este é um sinal que precisamos auxiliar a criança a processar suas sensações
Para ajudar você a estimular seu pequeno e colaborar para uma infância ainda mais cheia de descobertas, afetos e sensações, nós preparamos 4 dicas! Confira:
Chocalho de pet: Um ótimo exemplo são os chocalhos feitos com pet. Com uma simples garrafinha pet, algumas contas (miçangas, botões ou arroz, macarrão colorido) e fitas coloridas, você pode convidar seu pequeno para uma ótima experiência sensorial.
Colocando as contas na garrafa e pendurando algumas fitas de cetim na tampa você terá um lindo instrumento musical capaz de estimular os sentidos e a criatividade de seu pequeno!
Livros-brinquedo: Os livros-brinquedos exercem uma importante função nesse sentido, pois. Apresentam-se em diferentes materiais (livros pelúcia, livros cartonados, livros de banho), texturas (abas, alto-relevo, entre outros efeitos).
Opte por atividades ao ar livre: O cheiro de terra molhada, a sensação de colocar os pés na grama, do sol sobre a pele, ou o beijo de uma brisa, não podem ser replicados. Nenhuma outra atividade tem o peso que os benefícios de brincar ao ar livre carregam.
- Permita a sujeira: Isso não significa: não ensine seu filho sobre higiene. Significa que você deve deixar o seu filho interagir com a própria comida, que ele deve ter a felicidade de brincar com barro, areia, rolar na grama. Sujeira é algo que pode ser solucionado com um banho, problemas sensoriais não.
Ao invés de eletrônicos, repletos de luzes, comandos e botões onde a única função é serem apertados ou ligados, os brinquedos sensoriais proporcionam aos bebês um mundo de descobertas, onde são estimulados a tocar, cheirar, sentir e a partir daí desenvolverem seus sentidos e ajudam no conhecimento e experiências.
Para saber mais, leia no nosso blog Como os Jogos Podem Estimular o Desenvolvimento das Crianças?