Dicas Para o Bebê Pegar a Mamadeira

Dicas para o Bebê pegar a mamadeira

Como fazer o bebê pegar mamadeira? Essa é a dúvida de mamães que precisam voltar ao trabalho, produzem pouco leite ou, por outros motivos, não conseguem amamentar o bebê através do peito.

Então se você quer saber como fazer o bebê aceitar a mamadeira, este artigo é para você. Acompanhe as nossas dicas!

 

Ofereça o leite materno na mamadeira

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselha que o aleitamento materno seja exclusivo no peito até os seis meses e use o leite materno como complemento da introdução alimentar até os 2 anos.

Nesse cenário, o ideal é iniciar oferecendo a mamadeira com leite materno. Pois, dessa forma a criança não sente tanta diferença. Você pode tirar o leite com a ajuda de uma bombinha ou com a estimulação mecânica.

Se não tiver leite materno? Dê leite formulado

O leite formulado é semelhante ao materno em questões de nutrientes, vitaminas e proteínas necessários para o desenvolvimento neurológico e físico do bebê, além de ter um sabor parecido com o leite natural. 

É uma alternativa para as mães que não produzem leite suficiente para o bebê ou para aquelas que o líquido secou rapidamente.

Intercale a amamentação com leite materno e fórmulas

Você também pode intercalar as mamadas com o leite materno e outros tipos de leite e fórmulas, de acordo com orientação do pediatra. Assim, o bebê vai se acostumando com os sabores e a aceitação da mamadeira se torna algo mais simples.

Não Force o Bebê

Sabemos que você pode se sentir ansiosa e preocupada, pois seu filho parece não estar se adaptando. Apenas se lembre que cada criança possui seu tempo de desenvolvimento! Talvez o que funcione para algumas, não funcione para o seu, e vice-versa. Assim, forçar o processo pode fazer com que ele desista da amamentação e ocorra um desmame precoce.

Nesse período, o acompanhamento pediátrico é de extrema importância, por isso, conte com a ajuda do médico e o mantenha informado sobre todos os passos da criança.

Não Adoce O Bico Da Mamadeira

Adoçar o bico da mamadeira com mel, açúcar, adoçante ou até mesmo achocolatado não é recomendado pois, além desses alimentos serem péssimos para o organismo do bebê tão jovem, eles também podem causar sérios problemas dentários.

Fique atento à temperatura do leite

Experimentar outras temperaturas para o leite também pode ajudar, considerando que o seu filho pode estar acostumado ao leite quentinho que sai direto do seu peito e quando colocado para experimentar outra temperatura pode estranhar.

Mas, atenção! Nunca ofereça leite quente para o bebê, pois assim você evita que ele tenha queimaduras e rejeite de vez a mamadeira.

Outra dica também seria amornar o bico da mamadeira, como a temperatura do corpo da mãe fica entre 36,5°C e 37°C, oferecer um bico de silicone gelado para o bebê provoca estranhamento. 

Invista em diferentes modelos de bicos

Às vezes o problema não está no processo de introdução da mamadeira, mas sim no bico. Existem diferentes tipos de bicos de mamadeira, entre eles o redondo e ortopédico, tipos (1, 2 e 3). Os números indicam o diâmetro do furo, um ponto que implica no fluxo de leite. 

Também há opções no mercado que imitam em formato e tamanho o peito da mulher. Assim, vale a pena você procurar por aquele que se assemelhe melhor ao formato do bico do seu peito e tentar inseri-lo.

Tenha paciência

Essa dica é para as mamães em todas as fases de desenvolvimento da criança, incluindo a introdução alimentar. É normal os bebês demorarem a aceitar a mamadeira por isso, é preciso ter paciência e afastar a sua ansiedade.

Tudo tem o seu tempo, e com uma rotina de tentativas, a orientação do pediatra e a ajuda de pessoas próximas, as coisas vão se ajeitando.

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?