Quais São As Etapas Da Educação Infantil e o Que Se Aprende Em Cada Uma Delas?

Quais São As Etapas Da Educação Infantil e o Que Se Aprende Em Cada Uma Delas

Você sabe quais são as etapas da educação infantil? Quem é pai ou mãe deve conhecer o que se aprende em cada uma. Assim, alinha as suas expectativas ao processo de aprendizagem na escola.

Nesse sentido, essa é a primeira etapa da educação básica. Essa, por sua vez, inclui o ensino fundamental e médio. Ou seja, da infância até a adolescência. 

No ensino infantil, os pequenos se desenvolvem em aspectos físico, motor, social, emocional e cognitivo. O objetivo é criar crianças desenvolvidas integralmente, com capacidade de ter suas próprias escolhas e ter consciência sobre o mundo.

Se você ficou curioso sobre o assunto, então não pode deixar de conferir o post a seguir. Conheça as etapas da educação infantil.

Etapas da educação infantil: quais são?

A partir dos quatro anos de idade, todas as crianças são obrigadas a frequentar a primeira fase da educação básica. Toda essa jornada é regulamentada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).

Apesar disso, o ensino infantil atende bebês e crianças do zero aos cinco anos. Nesse momento, os pequenos começam a desenvolver-se com mais rapidez, em aspectos que vão desde motor até emocional. Ou seja, um desenvolvimento integral.

Além disso, é bastante importante estimular o protagonismo, a curiosidade e criatividade nessa fase. Assim, criamos futuros adultos mais preparados para lidar com os desafios da vida.

Diante disso, conheça às cinco etapas da educação infantil:

Berçário

O primeiro contato das crianças com o ambiente escolar pode ser antes de completar o primeiro ano de vida. Estamos falando do berçário. Nele, os bebês de zero a onze meses são acolhidos por cuidadores.

Normalmente, essa é a melhor opção para os pais voltarem ao mercado de trabalho e ter um local de confiança para deixar os seus filhos. Por isso, nessa fase, busca-se explorar a ludicidade, bem como o desenvolvimento motor desses pequenos.

Maternal I

A segunda etapa da educação infantil é o momento em que há mais possibilidades de aprender coisas novas. Isso porque os bebês têm idades de um a dois anos e já tem a esperteza de entender o mundo ao seu redor.

Nessa fase, os pequenos já iniciaram a sua introdução alimentar, podendo alimentar-se sem a ajuda de um adulto. Por volta dessa idade, eles também estão aprendendo a andar e estão desenvolvendo a coordenação motora a todo vapor.

Assim, todas as atividades são regadas à muita ludicidade e brincadeiras. 

Maternal II

É a fase que contempla crianças de até três anos. Bastante similar à anterior, mas aqui o desenvolvimento integral da criança é ainda mais forte. Durante as atividades, busca-se desenvolver habilidades motoras, cognitivas, emocionais, sociais, artísticas, entre outras.

Ainda bastante lúdico, as brincadeiras começam a ganhar um caráter mais educativo. Afinal, nessa idade, as crianças aprendem a falar, a ampliar o seu vocabulário, começam a expressar suas vontades e se comunicar com mais clareza.

Pré-escola I

Aos quatro anos, os pequenos chegam ao Jardim I ou à Pré-escola I. Aqui, além das habilidades básicas já mencionadas, é o momento de ampliar a grade curricular e introduzir novos aprendizados.

Nessa etapa, as crianças aprofundam seus conhecimentos em linguagem enquanto aprendem os primeiros conceitos matemáticos. Já as suas habilidades artísticas são bastante desenvolvidas através de pinturas, desenhos, cores, recortes e colagens.

Pré-escola II

A última das cinco etapas da educação infantil é marcada pela introdução à alfabetização. Aos cinco anos, os pequenos já estão familiarizados com o alfabeto, aprendendo sobre as sílabas e podem começar a escrever suas primeiras palavras.

Na matemática, eles sabem contar e identificar quantidades pequenas, além de aprender a fazer contas simples do dia a dia. A natureza, os animais e a ciência também fazem parte do seu aprendizado.

Ao concluir a fase pré-escolar, as crianças já se desenvolveram integralmente. Portanto, estão prontas para iniciar a sua jornada na próxima fase da educação básica: o ensino fundamental. 

Enfim, seja qual for a etapa da educação, não pode faltar afetividade no processo de aprendizagem. Por isso, ao escolher uma escola para o seu filho, priorize aquela que lhe permitirá desenvolver-se de forma integral e em um ambiente acolhedor

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?