Vocabulário: Jogos Para Conhecer Novas Palavras e Se Divertir

Vocabulário: Jogos Para Conhecer Novas Palavras e Se Divertir

Uma das coisas mais legais da infância é a oportunidade de aprender enquanto se diverte. Durante o desenvolvimento oral e escrita, jogos para ampliar o vocabulário dos pequenos e conhecer novas palavras são a prova disso.

Atividades lúdicas criam um ambiente favorável para a aprendizagem e as crianças se sentem mais motivadas a descobrir coisas novas. É aí que os jogos para aprender palavras fazem toda diferença. E opções não faltam!

O melhor é que essas dinâmicas são super fáceis de serem colocadas em prática. Por isso, preparamos uma lista com as 10 brincadeiras imperdíveis para acrescentar novas palavras no vocabulário dos pequenos. Confira neste post.

A importância dos jogos para o vocabulário durante a infância

Os jogos de palavras são uma excelente maneira dos pais ajudarem seus filhos no desenvolvimento da fala. Já que quem participa das brincadeiras conhece palavras novas e se sente motivado a falar.

Além de desenvolver a habilidade de comunicação, investir no vocabulário das crianças também potencializa o desenvolvimento intelectual. Isso porque muitas dessas brincadeiras, que você conhecerá a seguir, também estimulam o raciocínio. 

Ou seja, todos se divertem e o pequeno tem a oportunidade de evoluir em habilidades importantes da educação infantil.

7 jogos para crianças conhecerem novas palavras enquanto se divertem

O grande benefício dos jogos é que eles podem ser executados em qualquer lugar e, na maioria das opções, não é preciso preparar nenhum material. Basta reunir a família e se divertir.

Normalmente, as escolas já costumam aplicar essas brincadeiras. Mas, se você quer fortalecer ainda mais o processo de aprendizagem, vale a pena dar uma olhada nos jogos de palavras que selecionamos. Veja:

1. Jogo da rima

Além de oportunizar o aumento do vocabulário, o jogo da rima também trabalha a fonética. Uma vez que é necessário falar termos cujos sons combine.

Isto é, a ideia é alguém falar uma palavra, tal como “brincar” e o próximo participante dizer outra que rima, como “nadar” ou “cantar”. E assim por diante.

2. Mímica

Uma brincadeira que é diversão garantida. Para o jogo da mímica, um participante deve ser escolhido para fazer gestos na tentativa de imitar alguma coisa, sem mencionar o que é. O restante do grupo deve chutar palavras para tentar acertar a imitação.

3. Trava-línguas

Boas risadas com certeza farão parte dessa brincadeira. Selecione trava-línguas e peça para a criança tentar repetir da maneira correta e aumentando a velocidade da fala conforme o nível de dificuldade. Algumas opções para inspirar você:

A abelha abelhuda abelhudou as abelhas.

Alô, o tatu taí? Não, o tatu não tá.

Pedro pregou um prego na porta preta.

O rato roeu a roupa do rei de Roma.

Fala, arara loura. A arara loura falará.

4. Cabeça e pé

Um jogo um pouco mais complexo, por isso, é indicado para crianças maiores. A brincadeira cabeça e pé funciona assim: o jogador que começa fala uma palavra, “batom” por exemplo.

O próximo deve dizer outra palavra que comece com a mesma letra que a anterior terminou, como “montanha”. Para facilitar o jogo, é possível escrever os termos em uma lousa.

5. História Maluca

Nesta brincadeira, será necessário preparar aproximadamente 50 palavras em cards. Você pode distribuir as folhas em branco e pedir para os membros da família surgirem palavras. Pode escrever objetos, alimentos, lugares, entre outros.

Em seguida, o narrador deve começar a contar uma história com palavras sorteadas pelos integrantes do grupo. É fundamental que a história tenha algum sentido, ainda que seja inusitada.

6. Os opostos

Este jogo de palavras é bastante simples, mas eficiente para ampliar o vocabulário e entender o conceito de antônimos. Um jogador deve falar um termo que exista outra palavra oposta correspondente, como “noite” e “dia”. E assim por sequência. 

7. Série de palavras

Outra brincadeira descomplicada é a série de palavras. Aqui, a ideia é que os participantes falem termos relacionados uns com os outros: bola, chutar, gol. O jogo segue até que alguém repita uma palavra ou fale um termo que não tem relação. Se você gostou deste post, talvez tenha interesse em ler outro conteúdo sobre como os pais podem ajudar no desenvolvimento da fala de seus filhos. Acesse aqui e boa leitura!

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?