O desfralde é um dos momentos mais especiais para pais e bebês. É quando o pequeno aprende a ir ao banheiro sozinho e começa a ganhar autonomia. Ou seja, isso representa uma nova fase cheia de dúvidas e incertezas.
A verdade é que o processo pode variar de uma criança para outra. O que significa que não existe uma fórmula mágica que soluciona tudo. Afinal, sim, esse momento pode ser um tanto quanto desafiador para os pais.
Por esse motivo, hoje, a ideia é ajudar as famílias a entenderem quando chegou a hora de fazer o desfralde e a importância dessa fase para o bebê.
Além disso, no fim deste artigo, daremos mais algumas dicas que podem ajudar e muito nesse processo. Preparado(a)? Vamos lá!
A importância do desfralde e o que representa para o bebê
Já parou para pensar quantas fraldas uma criança usa durante a vida? Pois é! Por essa e outras razões, o momento do desfralde é tão importante.
Nesse sentido, destacamos que essa fase tem tudo a ver com o reconhecimento do próprio corpo e o início da independência. É quando eles começam a entender que existem as necessidades fisiológicas.
Tudo isso faz parte do desenvolvimento infantil e da maturidade. Por ser um momento tão marcante na vida da criança, saber identificar a hora certa faz toda a diferença. É sobre isso que falaremos no próximo tópico.
Qual seria, então, o momento ideal para o desfralde?
Como vimos, o desfralde é mais uma etapa do amadurecimento infantil. Isto é, como qualquer outra fase, não existe uma idade exata que sirva para todos os casos. É algo que deve acontecer naturalmente.
Contudo, podemos dizer que o ciclo de tirar as fraldas do bebê inicia por volta dos dois anos de idade, mas, pode chegar até os 3 anos.
Conforme a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria, não se deve começar o desfralde antes disso porque o corpo do pequeno ainda não está completamente desenvolvido. Então, ele não saberá controlar a vontade de fazer xixi e coco.
Mas, como saber que chegou o momento de desfraldar? Observando o comportamento e os sinais que os próprios filhos dão. Olha só.
Indícios de que está chegando a hora do desfralde
- Quando o bebê já consegue se sustentar e andar sozinho;
- O pequeno já sabe nomear o que é xixi e o que é coco;
- Demonstra se incomodar com a fralda suja, puxando-a ou querendo tirar;
- Passa por longos períodos sem fazer as necessidades, podendo variar de 3 a quatro horas, o que significa que a bexiga já consegue controlar melhor as vontades;
- Tem uma rotina, isto é, horários que costuma fazer as necessidades;
- Dá sinais que está fazendo xixi ou coco, como quando se abaixa e parece estar fazendo força.
Por fim, quando ele mesmo já avisa que está com vontade de fazer xixi ou coco, ou seja, já entendem o que é precisar fazer as necessidades.
Sinais como estes indicam que o bebê já está pronto para iniciar o desfralde. Por isso, é essencial que os pais observem o comportamento dos filhos para entender quando chegou o momento de ir se despedindo das fraldas.
Dicas úteis para papais e mamães para fazer o desfralde
Primeiramente, os pais devem entender que o processo de desfralde diurno é completamente diferente do noturno. Então, a melhor orientação é começar tirando a fralda do bebê durante o dia, quando há supervisão dos pais.
Dicas para desfralde diurno:
- Comece introduzindo as questões de higiene pessoal, como explicando como é ir ao banheiro;
- Compre o troninho ou suporte de vaso sanitário;
- Invista em cuecas e calcinhas com estampas divertidas;
- Não demonstre impaciência ou brigue se o pequeno sujar a roupa, afinal, ele ainda está aprendendo;
- Conte com a parceria da escola nesse momento, explique a situação e os cuidadores com certeza ajudarão.
Dicas para desfralde noturno:
- Quando a criança já está indo ao banheiro tranquilamente durante o dia, pode-se iniciar o desfralde noturno;
- Leve-o ao banheiro antes de dormir e assim que acordar;
- Comemore sempre que o bebê fizer tudo certo.
Se você está passando pela fase do desfralde com o seu bebê, esperamos que essas dicas possam ajudar.