Boletim Nutricional – Introdução Alimentar: Como Fazer?

Boletim Nutricional - Introdução Alimentar Como Fazer

Hoje em nosso boletim nutricional, falaremos de Introdução Alimentar para os nossos bebês e como fazer.

Muitas são as dúvidas, medos e receios sobre este assunto, pois se trata de uma fase importante e delicada do desenvolvimento da criança. O que posso oferecer? Como devo oferecer? Com algumas dicas do nosso Colégio este momento poderá ser prazeroso e cheio de descobertas, além de interação entre o bebê e a família.

Segundo a ORGANIZAÇÃO MUNDIAL SAÚDE (OMS) bebês devem ser alimentados exclusivamente com leite materno até o 6º mês de vida, sem a necessidade de oferecer água, sucos ou chá.

A partir do 6º mês ou conforme a necessidade de cada um, o pediatra que acompanha o bebê com frequência pode indicar a introdução alimentar.

O ideal é introduzir um alimento de cada vez, possibilitando observar adaptação e suas preferências, alergias ou intolerância que pode ocorrer.

Lembrando: para que o bebê tenha uma alimentação saudável é fundamental que toda família se empenhe nesta nova fase, seja exemplo para seus filhos se alimentando bem.

É normal que o bebê recuse algumas texturas ou alimentos, não force, ofereça em outra ocasião. Para que sejam aceitos alguns alimentos precisam ser oferecidos várias vezes. Na primeira semana você pode oferecer papa salgada como um purê de legumes, procure não bater tudo no liquidificador, pois perdem a textura e os bebês não são estimulados a mastigar.

Comesse com suco de frutas adocicadas (não ácidas), depois ofereça frutas raspadinhas ou amassadinhas, e só depois papa salgada com legumes e verduras após um mês você poderá acrescentar uma proteína como carne ou frango. Evite papinhas industrializadas ou processadas, dê preferência a alimentos frescos e naturais. Então o que deve ser consumido pelos nossos pequenos? 

Frutas: uva, banana, maçã, pera, mamão, melão, melancia, laranja, kiwi, morango, abacate etc.

Legumes e verduras: beterraba, cenoura, abobrinha, brócolis, chuchu, couve, abóbora, berinjela, tomate, etc.

Cereais e grãos: arroz, feijão, lentilha, ervilha, grão de bico, batata, mandioquinha, aipim, macarrão, etc.

Não deve ser oferecido refrigerantes, salgadinhos, frituras e mel, açúcar e sal em mínimas quantidades ou somente quando necessário. A ingestão de líquidos durante as refeições pode atrapalhar o apetite dos pequenos, o ideal é oferecer após o término das refeições.

Devido ao consumo de alimentos diferenciados deve ser ofertado com mais frequência água devidamente fervida ou filtrada.

Ana Carolina P. Manfré

Nutricionista

Fale Conosco
Olá 👋
Agradecemos seu contato com nosso colégio.
Podemos ajudá-lo?