Escolher o melhor colégio infantil em Cotia para o seu filho pode não ser uma tarefa tão simples. Afinal, são inúmeros aspectos para considerar: qualidade de ensino, distância, período de aulas, entre outros.
Apesar de alguns pais optarem por colocar seus filhos em creches e berçários, é a partir dos quatro anos de idade que se torna obrigatório a matrícula de crianças em escolas. Isso ficou definido com a publicação da Lei 12.796/2013, conhecida como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
É nesse cenário que surgem as dúvidas e famílias ficam perdidas em meio à procura. Se você está buscando um colégio infantil em Cotia, não pode deixar de conferir este post. Acompanhe!
O que meu filho deve aprender na educação infantil?
O colégio é um dos locais onde o seu filho passa mais tempo quando não está em casa. Por isso, existem uma série de cuidados que devem ser considerados. Nesse primeiro momento, abordaremos o ensino.
Para começar, segundo a legislação, a educação infantil é a primeira etapa da educação básica – que compreende também o ensino fundamental e ensino médio, respectivamente. O seu objetivo é o desenvolvimento integral da criança de até 5 anos, nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social. Tudo isso complementa o que já é feito pela família e a comunidade.
Além disso, a carga horária fica à critério das instituições de ensino. No entanto, o atendimento à criança deve ser de 4 horas diárias no mínimo, em casos de turno parcial, e de 7 horas para a jornada integral.
Diante disso, existem algumas habilidades e competências que devem ser aprendidas na educação infantil. São elas:
Ler e escrever
Em relação ao ensino, esse é o primeiro ponto que podemos destacar. Contudo, a aprendizagem da leitura e escrita deve ser trabalhada gradualmente, familiarizando o aluno com a linguagem.
Começa, por exemplo, com a leitura de história em conjunto com os professores. Assim, a escola, em colaboração com a família, têm papéis indispensáveis nesse processo. Um bom colégio infantil em Cotia segue estes passos.
Desenvolver a linguagem e saber argumentar
É nessa fase que, além de aprender a se comunicar por meio da escrita, as crianças começam a desenvolver a linguagem em outros aspectos. É quando eles descobrem o que é argumentar. De fato, é ali que nasce um sujeito crítico.
Isso só é possível porque eles passam por um processo de socialização, fundamental para qualquer ser humano. Nesse sentido, a convivência com outras crianças é um dos momentos mais importantes de suas vidas.
Conhecer o mundo
É na escola que eles têm o primeiro contato com o mundo fora dos ambientes familiares. Assim, é a oportunidade para saber mais sobre as pessoas, a natureza, as responsabilidades e a cidadania.
Por isso, a instituição de ensino deve proporcionar atividades e experiências que ultrapassem as paredes da sala de aula. Avalie isso ao buscar um colégio infantil em Cotia.
Adquirir autonomia
Quando eles conhecem o mundo e quem vive nele, ganham mais confiança e liberdade. Na prática, as crianças conseguem andar sozinhas de um lugar para o outro, usam o banheiro sem ajuda, escovam os dentes, entre outras ações independentes.
Isso tudo fica mais fácil porque a comunicação já é clara e sabem expressar o que querem ou o que precisam.
Expressar o lado artístico
A imaginação fértil dos pequenos é muito enriquecedora e deve ser explorada ao máximo. Por esta razão, algumas atividades do ensino infantil são voltadas para a expressão artística e criativa das crianças.
Aulas de arte, desenho e pintura, além de estimular o lúdico, também carregam muito conhecimento, seja sobre a história de um lugar ou cultura de um povo.
Além disso, o lado artístico também influencia o desenvolvimento motor e psicológico, visto que podem aprender com aulas de dança, canto e instrumentos musicais.
Como escolher um colégio infantil em Cotia?
O primeiro passo é descobrir se todos os itens que listamos acima fazem parte da proposta do colégio. Depois disso, é hora de prestar atenção em fatores que vão além da educação.
Recursos básicos como higiene, alimentação e abastecimento de água potável são itens básicos desse checklist. Mas, além disso, podemos citar localização e distância, infraestrutura e segurança.
Ficou curioso para saber mais sobre o ensino infantil? Fale conosco.